Parlamento dos Jovens/2022 - Escola EB N.º 2 de Avelar – Agrupamento de Escolas de Ansião

07-02-2022 17:25

    No âmbito do Programa “Parlamento dos Jovens”, sob o tema “Fake News: que estratégias para combater a desinformação?", no dia vinte de janeiro, realizaram-se as eleições para a Sessão Escolar, de acordo com o Regulamento Eleitoral. Estava em causa a eleição de 31 deputados, na sequência da inscrição de cinco listas.

    Após o fecho da urna, a Assembleia de Voto reuniu com o objetivo de se proceder ao apuramento dos resultados da eleição dos deputados à Sessão Escolar. A respectiva Ata de Apuramento da Eleição foi afixada no átrio da Escola.

    No dia vinte e quatro de janeiro, no auditório escola, realizou-se a Sessão Escolar, com presença da Diretora da Escola, do Coordenador de Departamento, e a participação de todos os deputados eleitos.

    Após a abertura da Sessão, seguiu-se a eleição da Mesa: Maria Santo Lopes Jacob Dias, do 9.º F, como Presidente; Sara Isabel Medeiros Mendes dos Santos, do 9.º E, como Vice-Presidente; Rúben Alexandre Martins Antunes, do 7.º D, como Secretário.

    Seguiu-se a leitura e assinatura do termo de posse dos trinta e um deputados eleitos e a apresentação e defesa, pelos representantes de cada lista, das medidas propostas. Globalmente, os deputados defenderam muito bem as medidas apresentadas pelas respetivas listas.

    As propostas apresentadas foram votadas e aprovadas, tendo sido aprovadas as seguintes:

  1. Criar aplicações informáticas que identifiquem fake news e os seus autores;
  2. Promover uma atitude crítica e bem esclarecida em relação às notícias que nos chegam através dos vários meios de comunicação social;
  3. Criar legislação que penalize efetivamente os autores das fake news.

    Foram, depois, eleitos os representantes à Sessão Distrital, a saber: Ivo Godinho Marcelo, do 7.º E, e Maria Leonor Rodrigues Rosa, do 8.º E, como deputados efetivos, e, como deputada suplente, Maria Santo Lopes Jacob Dias, do 9.º F.

    De seguida, procedeu-se à redação dos argumentos de defesa das medidas aprovadas e à elaboração do Projeto de Recomendação da Escola, a enviar à Assembleia da República.

    Como candidata à Mesa da Sessão Distrital, saiu vencedora a aluna Maria Santo Lopes Jacob Dias, do 9.º F.

“Racismo” foi o tema mais votado como proposta para integrar no Programa Parlamento dos Jovens 2022/23.

    Consideramos que este projeto vai ao encontro dos objetivos do Projeto Educativo do Agrupamento: contribuir para despertar sentimentos do dever cívico, para a compreensão da democracia, para a tomada de consciência de determinados problemas da sociedade; estimular a capacidade de argumentação na defesa das ideias, o fortalecimento do respeito pelos outros e a perceção do dever de que todos somos responsáveis e podemos intervir na resolução desses problemas. Os alunos envolvidos puderam compreender e aplicar termos como comissão eleitoral, voto e assembleia de voto, urna, método de Hondt, deputado, mandatos, ata eleitoral, argumentos de defesa de medidas, entre muitos outros.

    Julgamos que este projeto contribui para a formação de cidadãos mais responsáveis e interventivos, conscientes dos seus deveres e dos seus direitos.

Professora Irene Domingues

 

Voltar