Parlamento dos jovens - agrupamento de escolas de Ansião qualificou-se para a sessão nacional

28-03-2014 14:45

    

    A equipa representante da Escola Básica e Secundária Pascoal José de Mello (Ansião), constituída pelos alunos Fábio David, Cristiana Afonso e José Domingos (suplente), qualificou-se, pela primeira vez, para a sessão nacional do Parlamento dos Jovens do Ensino Secundário. Na sessão distrital, realizada no passado dia 25, no auditório do IPDJ de Leiria, a nossa escola obteve a 2ª posição.

    A assembleia, que teve como tema “Crise demográfica (emigração, natalidade, envelhecimento)”, contou com a presença de 23 escolas do distrito, cada qual com dois deputados efetivos e um suplente (com direito à palavra mas não a voto). Nela, foi aprovado um projeto de recomendação sobre o tema em debate e apuradas as quatro escolas que integrarão a delegação distrital à sessão nacional do Parlamento dos Jovens daquele grau de ensino, a realizar nos próximos dias 26 e 27 de maio, na Assembleia da República, em Lisboa.

    O projeto de recomendação mais votado na generalidade foi o do Colégio João de Barros, das Meirinhas (Pombal), com 21 votos, seguido pelos da Escola Secundária de Pombal, com 20, da Escola Secundária Francisco Rodrigues Lobo (Leiria), com 19, e da Escola Básica e Secundária Pascoal José de Mello (Ansião), com 18. No debate na especialidade, foi aprovada uma proposta de alteração e aditadas mais duas medidas, apresentadas por diferentes grupos de escolas.

 

Os resultados da votação das escolas representantes do distrito à sessão nacional foram os seguintes:

1 - Escola Secundária Calazans Duarte (Marinha Grande) ...........16 votos;

2 - Escola Básica e Secundária Pascoal José de Mello (ANSIÃO)..14 votos;

3 - Escola Secundária Francisco Rodrigues Lobo (Leiria)............. 12 votos;

4 - Escola Básica e Secundária da Guia (Pombal)..........................12 votos;

5 - Escola Secundária José Loureiro Botas (Vieira de Leiria) .......10 votos;

6 - Escola Secundária Inês de Castro (Alcobaça) ........................10 votos;

O primeiro fator de desempate é o número de listas concorrentes à sessão escolar.

    Assim, a delegação do distrito de Leiria integrará as seguintes escolas secundárias: Calazans Duarte (Marinha Grande), PASCOAL JOSÉ DE MELLO (ANSIÃO), Francisco Rodrigues Lobo (Leiria) e Guia (Pombal). As escolas José Loureiro Botas (Vieira de Leiria) e Inês de Castro (Alcobaça) ficam como suplentes.

    Por fim, foi eleito, de entre os elementos das quatro escolas apuradas, o porta-voz do distrito na sessão nacional.

    O eleito foi Fábio David, da Escola Básica e Secundária Pascoal José de Mello (Ansião), com 16 votos, contra 12 de Beatriz Branco (Guia), 11 de Eduarda Fortuna (Calazans Duarte) e 6 de António Carvalho (Rodrigues Lobo).

A Coordenadora do Projeto: Isabel Santo

Voltar