Parlamento dos jovens - Ensino Secundário

02-07-2014 19:10

Reportagem

    Foi com o tema “Crise Demográfica: emigração, natalidade e envelhecimento” e com um grande entusiasmo e animação, que os jovens Fábio David, deputado e porta-voz do distrito de Leiria, Cristiana Silva, deputada, José Domingos, jornalista, e a professora de História, Isabel Santo, da Escola Básica e Secundária Dr. Pascoal José de Mello, em conjunto com dezenas de outros jovens de todo o país, partiram em direcção a Lisboa, no dia vinte e  seis de maio, para uma Sessão Nacional do Parlamento dos Jovens.

    Após uma fase de eleições e debates escolares e de outra fase de Sessões Distritais e Regionais, foram aprovados os diversos Projectos de Recomendação à Assembleia da República e foram eleitas sessenta e cinco escolas, representando todos os distritos, regiões autónomas e o círculo de “fora da Europa”, para participar na Sessão Nacional. Da sessão nacional sairá, portanto, um projecto final de recomendação, que corresponderá às medidas mais votadas pelos círculos eleitorais de todo o país.

1º Dia

    Depois, de duas horas de viagem, chegámos finalmente à Assembleia da República com o mesmo entusiasmo inicial, mas com um pouco mais de nervosismo.

    À chegada os visitantes foram encaminhados para locais diferentes, consoante o papel que cada um iria desempenhar: jornalistas e professores para um lado e deputados para outro. Ainda nos foi dado um saco, com todo o material que iriamos precisar.

    Depois deste primeiro contacto, os jovens deputados foram distribuídos pelas 4 Comissões existentes, ficando o Circulo de Leiria na 3ª comissão, onde se encontravam as deputadas Catarina Marcelino (PS) e Inês Teotónio Pereira (CDS-PP) e a assessora Ana Vargas. Às catorze horas e trinta minutos deu-se a abertura da comissão, com uma pequena apresentação dos projectos de recomendação de cada círculo, seguida de um debate de onde iria sair um projeto de recomendação final daquela comissão, para apresentar no dia seguinte. Enquanto isto, os jornalistas podiam visitar as quatro comissões e observar os pontos altos dos debates.

    Por volta das quatro horas, nós, os jornalistas, e os professores, abandonámos as comissões, para fazer uma visita guiada ao Palácio de S. Bento. Com esta visita ficámos a conhecer detalhadamente divisões como a Escadaria Nobre, a Sala dos Passos Perdidos, a Sala das Sessões, a Sala do Senado e por fim o Salão Nobre e também toda a história deste importante edifício.  

    A seguir a todo isto, houve tempo para um pequeno lanche nos claustros da assembleia. Já todos com a “barriga cheia”, foi tempo do momento cultural, com a atuação do grupo WANNABEES, da Escola Secundária de Moimenta da Beira, que proporcionaram um óptimo momento musical. 

    Para fechar bem o dia, e antes de ir descansar um pouco, fomos novamente para os Claustros da Assembleia para um maravilhoso jantar, que proporcionou momentos de confraternização entre alunos e professores oriundos de lugares diferentes, conversas animadas e a troca de experiências.

    Depois do jantar, seguimos nos autocarros para o local onde íamos permanecer durante a noite, o Inatel.

2º Dia

    No outro dia de manhã, depois de um óptimo pequeno-almoço com uma vista extraordinária, seguimos para o nosso “local de trabalho” para o último dia de trabalho.

 

    A abertura solene do Plenário, foi levada a cabo pelo Vice-Presidente da Assembleia da República, Deputado Eduardo Ferro Rodrigues, pelas dez horas, com um discurso extraordinário.

    Depois foi tempo de perguntas. Neste período, os deputados da Assembleia da República responderam às perguntas feitas pelos jovens deputados de cada círculo, perguntas essas que envolveram temas como: a abstenção das eleições europeias, a esquerda política, a curva de Laffer, etc.

    Pelas onze horas e trinta minutos, depois de todas as perguntas, deu-se início ao debate da recomendação à Assembleia da República sobre o tema deste Projeto.

    Os jornalistas às doze horas, enquanto os colegas deputados se encontravam no debate, foram à conferência de imprensa, onde as suas perguntas foram respondidas pelo Presidente Da Comissão Parlamentar de Educação, Ciência e Cultura, Deputado Abel Batista. Durante esta conferência de imprensa foram colocadas várias perguntas bastante pertinentes sobre diversos aspetos da realidade do nosso país.

    Depois desta manhã atribulada, é tempo do almoço, que foi novamente servido nos Claustros da Assembleia, e que proporcionou momentos de divertimento e descontração.

        Voltámos ao trabalho pelas catorze horas. Durante este período, os deputados concluíram o debate e fizeram a votação final e global do Projeto de Recomendação. O encerramento da Sessão Nacional do Parlamento dos Jovens foi feito pelo presidente da Comissão Parlamentar da Educação, Ciência e Cultura pelas dezasseis horas.

    E foi assim, mais um Parlamento dos Jovens, espaço este essencial para um Portugal melhor e mais evoluído, pois, afinal de contas, o futuro depende de todos estes jovens!

O jornalista José Domingos, Escola Pascoal José de Mello, Ansião, círculo de Leiria

Voltar