Pequenas Histórias Grandes Vivências… Formas de aprendizagem… das Crianças da sala 2

06-12-2020 11:37

Jardim de Infância de Ansião (sala 2)

“Ó tia dá bolinhos!”

    Este ano não pudemos ir de porta em porta pedir os bolinhos. “- É por causa do vírus!”, diziam as crianças… - Pois é…”, respondemos, “- Mas vamos fazer uma festa diferente para comemorar”.

    Na verdade, vivemos tempos difíceis e no Jardim de Infância (JI) é tempo de reinventar para que as crianças continuem a sorrir, brincar, interagir... aprender. E não há melhor forma de conhecer as tradições do Dia do Bolinho do que certamente ouvir o que a família tem para partilhar sobre as suas vivências em criança e a tradição deste dia.

    Então, pusemos mãos à obra e pedimos a todas as famílias para nos enviarem testemunhos sobre o seu tempo de criança no Dia do Bolinho.

    Foi maravilhoso ver o brilho nos olhos das crianças que tiveram a participação dos avós e das mães, com vídeos, textos, fotos, desenhos, etc… Levámos uma semana para ver todos os testemunhos da família. Foram momentos muito ricos de partilha e alegria e aprendizagem. As crianças observaram, discutiram sobre o que viram e até tiraram conclusões, uma delas muito curiosa: todas as famílias tinham referido que, no dia dos bolinhos, recebiam tremoços. Este foi o momento de aproveitar para falar desta leguminosa, que algumas crianças não conheciam. Acabámos por saborear um bom punhado de tremoços à moda antiga, porque, afinal, hoje ainda há tremoços iguais, só que as pessoas não os dão às crianças no dia do Bolinho. Dão é muitos doces! Foi um momento divertido e comer até fartar! Quase todos gostaram e nesse dia ficaram a conhecer mais um alimento importante.

    O dia terminou com uma fatia de bolo de noz, caseiro, feito no JI. Depois houve uma “chuva” de rebuçados que invadiu o jardim e toca a ver quem apanhava mais…!

O que as crianças aprenderam sobre o Dia do Bolinho? Tivemos que registar:

E pronto! Obrigada às famílias que enriqueceram as vivências das nossas crianças, que ficaram a conhecer melhor uma das tradições locais e Viva a Alegria, que nunca deve faltar nas suas vidas, aconteça o que acontecer...

Dia da Ciência!

“Hoje fomos cientistas… é o Dia da Ciência e fizemos a experiência dos legumes.

Queríamos saber se os legumes tinham água lá dentro.

A Isabel trouxe legumes: cenoura, batata, abóbora e pepino. Primeiro cheirámos todos os legumes e provámos o pepino. Depois, a Natália cortou os legumes com a faca e pôs numa taça.  Em seguida, pusemos açúcar em cima dos legumes e metemos as taças na área das ciências e ficaram lá muito tempo para ver se tinham água. Mais tarde, fomos almoçar e, quando voltámos, … tchan, tchan, tchan…tchan!!!!! …… as taças dos legumes estavam com água!

Descobrimos que todos os legumes têm água lá dentro!

“Viva o Natal na Praça!”

Foi uma festa na nossa sala amachucar tanto jornal para fazer a nossa bola gigante para enfeitar a Praça do Município. Eram bolas e mais bolas e encher os sacos cheiinhos de bolas de papel! Depois, decorámos com tintas mais umas bolinhas para colar na bola gigante… Na foto, estamos quase a acabar… Agora, sim, já está prontinha a cumprir a sua missão! Até tirámos uma foto de família! Depois, vamos vê-la na praça ou noutro lugar de Ansião a enfeitar as nossas ruas para festejar o Natal e dizer: “Olha a nossa bola de Natal!”.

Educadora Isabel Góis, Sala 2 do JI de Ansião

 

Voltar