Projecto Comenius Régio e ciclo de conferências, na Finlândia

28-04-2011 22:07

Professores do Agrupamento de Escolas de Ansião participaram em reunião do Projecto Comenius Régio e ciclo de conferências, na Finlândia, com o objectivo de reflectir sobre Novos Ambientes de Aprendizagem.

No âmbito do projecto Comenius Régio “Future Learning Environment”, fruto da parceria entre os Municípios de Kaarina, na Finlândia, e de Ansião, e entre a escola Salvelanrinne Comprehensive School, de Piikkiö e o Agrupamento de Escolas de Ansião, os professores Isabel Serra, Graciete Santos, Maria José Peres e Mário Júlio Marinho, participaram, no início de Abril, num Ciclo de Conferências e em reuniões de trabalho na Finlândia com o objectivo de reflectir sobre Novos Ambientes de Aprendizagem.

A Finlândia é um dos países de referência mundial quando se fala de Educação. Este país lidera os topos dos resultados do PISA (Programme for International Student Assessment). Contudo a Finlândia encontra-se num processo de preparação para mudanças estruturais no sistema educativo do ensino básico e por isso a reflexão acerca desta temática tem sido muito frequente.

As conferências versaram sobre o papel das redes sociais na educação, a escola futura e o mundo virtual, e novas ferramentas para a escola do futuro e foram dinamizadas por vários professores das principais universidades da Finlândia (Helsínquia, Oulu e Tampere).

A reunião principal do projecto Comenius Régio, Future Learning Environment, decorreu durante o cruzeiro, de um dia, no Mar Báltico, e contou com a presença dos professores portugueses e finlandeses, dos Senhores Presidente e Vice-Presidente da Câmara Municipal de Ansião, de Krisse Sulonen, membro do Conselho Nacional de Educação da Finlândia, do arquitecto finlandês Jukka Sulonen, e de Risto Jaakola, do Município de Kaarina. Esta reunião foi o culminar de uma semana de partilha e de reflexão conjunta sobre Ambientes de Aprendizagem de forma a podermos dar o nosso contributo para a melhoria da Educação nestes dois países.

Portugal terá que percorrer um percurso que é mais longo e mais sinuoso. No entanto achamos que estamos na direcção certa e, com o mesmo espírito dos nossos navegadores, iremos, com certeza, mais além.

Isabel Serra

.........................................................................................................................

            Alunos do Agrupamento de Escolas de Ansião participaram em mais um Intercâmbio na Finlândia

De 4 a 9 de Abril, treze alunos do Agrupamento de Escolas acompanhados pelos professores Isabel Serra, Mário Marinho, Maria José Peres e Graciete Santos, participaram num intercâmbio com a escola Salvelanrinteen em Pikkiö, kaarina, Finlândia.

Foi com grande entusiasmo que o grupo se envolveu nos primeiros três dias, isto é segunda, terça e quarta – feiras, nas actividades proporcionadas pela escola e realizadas na mesma, desde pintura graffiti na sala de Educação Visual, atelier de cozinha confeccionando a tradicional “Poula” ( bolo caseiro), até jogos de interior e exterior ( floor ball e ice skating) . Na quinta-feira, o grupo pode aproveitar uma viagem inesquecível num cruzeiro no Mar Báltico (Viking Line) por um dia, usufruindo de todos os recursos no seu interior. Na sexta-feira visitaram em Turku, a Capital Europeia da Cultura de 2011, o centro de exposições” Lucomo” subordinado ao tema do fogo e a Biblioteca Municipal, onde assistiram a uma conferência com três deputados do Parlamento Europeu. Este dia culminou com um almoço típico num restaurante viking, o “ Harald”. No último dia de intercâmbio, sábado, os alunos e parceiros finlandeses, usufruíram de uma visita guiada à cidade de Helsínquia, tendo oportunidade de conhecer os monumentos mais importantes da capital (parlamento, museus, câmara municipal e residência oficial do primeiro-ministro).

Todas estas vivências, o convívio diário com os parceiros, o contacto com as famílias e as suas tradições, nomeadamente a sauna, fizeram deste intercâmbio um momento único e enriquecedor que irá marcar o seu crescimento futuro.

Os alunos portugueses encantaram e deixaram-se encantar pelas famílias finlandesas, permitindo-nos reafirmar a ideia que os alunos portugueses foram excelentes embaixadores do nosso país e deixaram a sua marca de um povo sociável e europeu.

Graciete Santos e Isabel Serra

 

As impressões dos alunos à chegada

Catarina Pereira: “Esta viagem vai ser para nunca esquecer! Adorei esta semana e atrevo-me mesmo a dizer que foi a melhor da minha vida! Todos os momentos foram muito bem passados e vão ser sempre recordados! Fizemos grandes amigos e aprendemos imenso durante esta semana!

A pior parte da viagem foi a despedida, principalmente a da família. A nossa amiga ainda a vamos ver em Maio. Mas a despedida da família dela foi muito difícil, pois durante esta semana criámos muitos laços!”

Francisco Medeiros: “ Fim da viagem! Foi a melhor semana da minha vida. Nunca esquecerei esta semana! Foi tudo óptimo! Mas está a acabar!

Temos agora de esperar três semanas até os nossos parceiros nos visitarem em Portugal. Vão ser as três semanas mais longas da minha vida!

Nunca me diverti tanto e nunca vou esquecer estes amigos. A Erkka, o Arthur, o Laurie, o Santeri, o Villi e o Mika

Um dia gostaria de voltar à Finlândia!

Kittos for everything!”

...............................                 

Patrícia Valente: “Uma das melhores semanas da minha vida! Foi uma experiência inesquecível e absolutamente fantástica. Foram os amigos portugueses e os finlandeses, o almoço óptimo de sábado, as aulas de desenho e de economia doméstica, o cruzeiro no Mar Báltico, as compras, a sauna, a patinagem, o concerto to Enrique Iglesias, até as viagens de avião…. Tudo e mais alguma coisa. O pior foi a despedida, principalmente da mãe. Espero voltar a vê-la!

Espero ansiosamente pela chegada da Emília.

Obrigada a todos”

 

Marco Gomes: “A Finlândia é um lugar maravilhoso, lindíssimo e espectacular! Ver toda aquela neve, todos aqueles lagos, rios e até o mar foi incrível! Tocou-me muito a excelente hospitalidade dos finlandeses”.

 ...............................

 

João Brás: “ Eu adorei esta semana! No início não me sentia muito à vontade em casa do Lauri, mas depois a família fez com que me sentisse em casa. Estou no avião e já tenho saudades. Obrigada por me darem esta oportunidade!” 

.................................................................................................................................

Fotografias (Clube de Fotografia) :: Future Learning Environment (Finlândia) - Abril, dias 456 ; 7 ; 8 ; 9

Voltar