Projecto: A magia da Ciência - Animais do nosso meio

14-02-2011 21:54

    Olá! Cá estamos uma vez mais para partilharmos convosco algumas das actividades que temos vindo a desenvolver no âmbito da abordagem ao tema Animais do nosso meio. Desta vez, tal como prometemos, partimos à descoberta das ARANHAS. A pesquisa que efectuámos, levou-nos à realização de um painel sobre as características das aranhas e também à execução de outras actividades, nomeadamente à criação de uma história intitulada Joana e a caixa azul e vermelha. Como gostámos muito de escutar as histórias “A princesa de Aljustrel” e “A caixa de agulhas da Tia Joana”, resolvemos também nós criar uma história seguindo a estrutura das anteriores. Deste modo, a lógica que presidiu à construção da história baseia-se na sequencialidade própria dos padrões de crescimento. O texto foi criado em grande grupo, tendo-se estabelecido à partida que uma das personagens seria a Aranha. As ilustrações foram criadas a  pares, tendo sido utilizadas várias técnicas para o efeito – pintura com aguarela, com canetas de feltro, recorte e colagem. Demos o título à nossa criação de Joana e a caixa azul e vermelha.

    Para além dos trabalhos mencionados, elaborámos ainda teias de aranha com ráfia de papel e realizámos trabalhos individuais, nomeadamente de discriminação visual e grafomotricidade.
Vamos interromper o projecto Animais do nosso meio, porque o Carnaval já está perto e este ano, vamos recordar tempos antigos… Vêm aí surpresas!

  

 

Jardim de Infância de Avelar, sala 1

 

Voltar