Projecto de Jobshadowing
25-11-2010 17:55O Agrupamento de Escolas de Ansião acolhe duas professoras Suecas num projecto de Jobshadowing
Na semana de trinta e um de Outubro a seis de Novembro, o Agrupamento de Escolas de Ansião acolheu as docentes Agneta Engzén e Christina Arnander Lindell, da Suécia, no âmbito de projecto de formação contínua de professores da União Europeia.
Estas docentes de Língua Materna (Sueco), Religião, Biologia, Educação Especial e Economia Doméstica propuseram-se a acompanhar docentes da Escola Básica 2,3 de Avelar, das disciplinas de Inglês, Educação Especial, História, Ciências Naturais, EMRC e Área Projecto. Isabel Serra, Dulce Amaral, Ilda Cardoso, Sónia Gariso, Madalena Ferreira, Lurdes Cotovio e Nídia Valente foram as docentes acompanhadas por Agneta Engzén e Christina Lindell. Para além de aulas dinamizaram também uma sessão do Clube Europeu.
Foi uma semana muito rica em partilhas com os diferentes membros das comunidades educativa e local. Na terça-feira foram recebidas pelos elementos da Comissão Administrativa Provisória do Agrupamento e pelo Departamento de Línguas e seguiu-se um almoço de boas vindas na cantina da Escola sede do Agrupamento. De tarde foram recebidas pelo Vice-Presidente da Câmara Municipal de Ansião que lhes explicou a realidade do concelho em termos de educação e de parcerias europeias e lhes possibilitou a visita à Residência dos Condes de Castelo Melhor, em Santiago da Guarda. Na quarta-feira às dez horas da manhã os alunos e professoras dos Clubes Europeu e de Música da escola de Avelar proporcionaram-lhe uma calorosa recepção no hall da escola, muito participada pelos alunos da escola.
Nas escolas partilharam de forma muito espontânea com professores e, muito em especial, com alunos. A língua de comunicação foi o Inglês e esta nunca pareceu ser barreira para ninguém. Nem mesmo com os alunos com Necessidades Educativas Especiais que foram aqueles que mereceram mais atenção da sua parte.
Nos momentos de reflexão com os docentes constatou-se que os docentes suecos têm muito melhor condições físicas na escola. Contudo ficaram surpreendidos com a planificação cuidada das actividades, com o aspecto de felicidade dos nossos alunos, com a criatividade em superar dificuldades e com a facilidade com que os nossos docentes usam as tecnologias da informação e comunicação. No que diz respeito à Educação Especial referiram ainda o elevado grau de investimento pessoal dos docentes da Escola na organização das respostas educativas para os alunos. Tendo salientado a resposta inclusiva que a nossa escola proporciona aos alunos.
Continuamos a acreditar que os momentos de partilha com os docentes de outras nacionalidades proporcionam à nossa comunidade educativa novos ambientes de aprendizagem e momentos de reflexão conjunta.
Visita o Blog do Clube Europeu em
clubeuropeuavelar-betterworld.blogspot.com
Isabel Serra
Tags:
———
Voltar