Projeto das Escolas Embaixadoras do Parlamento Europeu/ Clube Europeu continua ativo

23-02-2021 12:33

    O Clube Europeu (CE) foi fundado na Escola Básica n.º 2 de Avelar, no ano letivo 1992/1993, através de uma candidatura apresentada ao GAERI (Gabinete de Assuntos Europeus e Relações Internacionais do Ministério da Educação) com o objetivo de, em cada ano letivo, criar um grupo de alunos e professores interessados em promover a Dimensão Europeia da Educação na Escola.

    A partir do ano letivo 1998/99, foram criadas algumas parcerias com escolas europeias, o que facilitou o trabalho e alargou oportunidades de consolidar e vivenciar os valores da cidadania europeia. Desde 2010, data em que todas as escolas do concelho de Ansião passaram a pertencer ao mesmo Agrupamento, este Clube alargou-se também aos alunos da Escola Dr. Pascoal José de Mello (EPJM), contribuindo para despertar nos jovens este gosto pelas questões europeias e criando entre os seus membros um verdadeiro espírito europeu, pois tem-se incentivado a participação, o exercício dos seus direitos e deveres, fortalecendo a identidade e os valores de cidadania europeus.

    A EPJM pode ver estes valores ainda mais fortalecidos desde 2017, uma vez que foi uma das vinte e cinco escolas portuguesas selecionadas para fazer parte do programa Escola Embaixadora do Parlamento Europeu (EEPE), um programa pedagógico lançado pelo Parlamento Europeu com o objetivo de promover uma maior consciencialização dos jovens no que diz respeito à cidadania europeia, tendo já 24 alunos e 2 professoras merecido o prémio de visitar o Parlamento Europeu, em Bruxelas, logo no final do primeiro ano de participação.

    Desde então, CE e EEPE têm desenvolvido, em articulação, um conjunto de atividades de forma intensa e diversificada, ajudando muitos jovens a crescer e a formar-se como cidadãos europeus, com valores de cidadania democrática, da igualdade, da tolerância, da integração e da diferença, do respeito pelos Direitos Humanos e da sustentabilidade. Espera-se, desta maneira, ajudar a formar adultos que conheçam os seus direitos e os deveres e que os exerçam, com base no diálogo, de forma responsável, autónoma, solidária, tolerante, democrática, crítica, criativa e participativa.

    Embora a escola esteja com as atividades presenciais suspensas, neste momento do ano letivo, o mesmo não aconteceu com o CE /EEPE, da EPJM porque os jovens que deles fazem parte não o quiseram, não o deixaram e deram-lhe voz:

“Se nos pedissem para descrever o Clube Europeu/EEPE, seria uma tarefa difícil porque este Clube é mais que um mero grupo de professores e alunos que fazem umas atividades na escola.

Enquanto membros do Clube Europeu estávamos habituados a realizar várias atividades ou a fazer vários projetos, em consequência de alguma data ou algum assunto importante. Mas a pandemia privou-nos de tudo isso, mas nós (enquanto seres humanos) somos conhecidos por um grande historial de adaptação e inovação, e foi isso que fizemos. A melhor maneira de continuar a celebrar, a lembrar ou relembrar a importância das datas ou de determinados temas foi criar um podcast - Ruído de Fundo. Esta ideia surge porque o áudio está a ganhar mais popularidade, principalmente entre o grupo que queremos atingir. Mas este podcast deu origem a uma página no Instagram (@clubeeuropeu_ansiao), a um canal de YouTube (Ruído de Fundo) e a um mini-podcast (5 Minutos). Todos estes meios tornaram-se uma ponte enorme de transmissão de todas as atividades, datas e assuntos, uma ponte inovadora utilizando a voz de todos nós, para plataformas que todos usamos e de uma maneira que todos vamos entender.

Este projeto é um projeto europeu, desenvolvido pelo Clube Europeu e pela Escola Embaixadora do Parlamento Europeu, com o objetivo de informar, consciencializar e promover o melhor que se faz, que já se fez ou que se vai fazer na Europa e no Mundo.”  (Alunos do Clube Europeu/Escola Embaixadora do Parlamento Europeu-Ansião)

Equipa do Clube Europeu/EEPE

 

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