Projeto (In)Dependências

06-01-2020 22:06

    Na tarde do dia 12 de dezembro de 2019, os alunos do 10.º ano, turmas A, B, C e CT/LH, assistiram no Centro Cultural de Ansião ao teatro debate (In)Dependências, dinamizado pela USINA, no âmbito da candidatura do Projeto de Educação para a Saúde ao programa “Cuida-te”, do Instituto Português do Desporto e da Juventude (I.P.D.J.).

    Neste espetáculo interativo, os alunos tiveram oportunidade de assistir a um prólogo e a quatro situações de variados tipos de dependência. A primeira situação abordou a dependência de telemóveis e computador, ilustrando dois irmãos que gostam de festas e têm amigos, mas um deles troca tudo por um jogo de computador. A segunda situação passa-se numa festa dada em casa de uma adolescente porque os pais não estão em casa e onde o álcool toma proporções inesperadas e desagradáveis. A terceira situação ilustra o consumo de charros por jovens junto à escola. E a quarta situação evidencia um Festival de Verão com muita música, dança e alegria, três amigos muito divertidos até que um deles propõe que experimentem “uma coisa fantástica” ….

    Todas estas cenas foram representadas de forma bem-humorada e cativante pelos atores, não deixando, no entanto, de obrigar a uma reflexão por parte dos participantes sobre os riscos de ceder a certas tentações, promovendo-se deste modo a saúde física e mental. Precisamente por se tratar de um teatro debate, que assenta na participação ativa do público, numa segunda parte do espetáculo, as quatro situações referidas anteriormente foram apresentadas de novo pelos atores, mas, desta vez, os nossos jovens foram convidados a interromper, quando achassem importante dar o seu contributo, sugerir modos de resolver os problemas apresentados e até subir ao palco vestir um personagem e dar um curso diferente à cena, representando juntamente com os atores.

    Os alunos foram bastante participativos, tendo-se comportando de forma exemplar. Parabéns para eles e para os atores!

 

Professora Ana Carecho

 

 

Voltar