Projeto “Ler e Aprender para Melhor Ser!”

04-11-2020 17:00

1.º CEB de Chão de Couce

    Teve início no dia 6 de outubro o Projeto “Ler e Aprender para Melhor Ser!”, dinamizado pela professora Anabela Monteiro, em articulação com a Biblioteca Escolar, e que se irá desenvolver ao longo do ano nas Escolas do 1.º Ciclo do Agrupamento de Escola de Ansião (AEA).

    Este projeto enquadra-se no Projeto Educativo do AEA, no âmbito do Eixo 1 (Educação e Qualidade) e do eixo 2 (Educação para a Inclusão) e respetivos eixos de ação, bem como na medida 2 do Plano de Desenvolvimento Pessoal, Social e Comunitário do Agrupamento “Estimular Rumo ao Sucesso”. O projeto visa ainda desenvolver as competências consignadas no Perfil do Aluno à Saída da Escolaridade Obrigatória (PASEO), e pretende complementar o desenvolvimento do Plano Anual de Atividades do Departamento do 1.º Ciclo.

    Desenvolver competências humanas e sociais que levem à rentabilização e melhoria das aprendizagens tornando os alunos mais colaborativos, cooperantes, intervenientes, criativos, motivados, reflexivos e críticos e proporcionar um ambiente que favoreça a amizade, a integração, socialização, a partilha, a solidariedade, a honestidade, o respeito, a entreajuda, a autoestima, o lidar com as emoções e a responsabilização, são os principais objetivos do projeto.

    A primeira obra/história tratada foi “Os esquilos que não sabiam partilhar”, de Rachel Bright e Jim Field, cujos valores tratados foram a partilha e a amizade. Todos os alunos das diferentes escolas se mostraram interessados, participando de forma entusiasmada na exploração da história e valores nela contidos.

    Foi possível, também, com a mesma obra abordar o aniversário das nossas Bibliotecas Escolares e as novas regras da sua utilização nestes tempos de pandemia com a presença das professoras bibliotecárias.

    Por fim, os alunos foram convidados a pintar um marcador de livros alusivo à história e às Bibliotecas.

 

Professora Anabela Monteiro

 

Voltar