Projeto Rádio Miúdos / Rádio Escola- Rádio Bora Lá

22-10-2020 18:03

    A Rádio Miúdos, sediada no Bombarral, efetuou uma candidatura aos projetos do programa Portugal Inovação Social no Pinhal Interior, no âmbito das parcerias para o impacto, em parceria com a Câmara Municipal de Ansião, tendo visto o projeto aprovado em 2019.

Um dos principais objetivos desta Rádio é a promoção e divulgação da língua portuguesa através de uma rádio online, dirigida a crianças e jovens. A rádio transmite programas com música em português – portuguesa, brasileira e dos vários crioulos dos PALOP e Timor-Leste, disponível online e através de uma aplicação para telemóvel para cerca de 250 milhões de falantes do português em todo o mundo.

    No dia 7 de novembro de 2019, deu-se início às Oficinas de Formação de Rádio, com vista à implementação de uma Rádio na Escola Dr. Pascoal José de Mello, para um grupo de 20 alunos. As sessões decorreram na Biblioteca Escolar da Escola Sede.

    

    Durante o 1.º período, tiveram uma periodicidade semanal, e posteriormente quinzenal.

    As sessões de formação foram desenvolvidas sempre com uma dinâmica de participação, experimentação e responsabilidade, criando nos participantes um grande gosto pela rádio, permitindo um grande à-vontade quer perante os microfones, quer perante o manuseamento do respetivo equipamento.

    As Oficinas de Formação também viram a sua ação suspensa devido à Pandemia provocada pela COVID-19, a partir do dia 13 de março. No entanto, até essa data, para além da participação nas Oficinas de Formação, os formandos participaram e desenvolveram ainda nas seguintes atividades:

 

  1. entrevista a colegas que estavam a desenvolver o projeto 10 minutos a ler na Biblioteca Escolar;
  2. participação no concurso "Põe a tua terra nos píncaros 3 - Faz pela Terra" promovido pela Rádio Miúdos e pela RBE. O concurso consistia em fazer uma gravação áudio, na qual se deveria dizer o que em Ansião se faz ou deve fazer para melhorar a Terra que é de todos e para o bem do planeta Terra. Participaram 4 alunos — 6.º e 7.º anos — e 3 adultos — M.ª José, Natália e Rita Pires);
  3. votação para eleger um nome para a Rádio da Escola. A este propósito, efetuou-se um levantamento de propostas de nomes, entre os elementos da formação, tendo-se procedido depois a uma votação interna, após a qual surgiram 4 ou 5 nomes mais votados. De seguida promoveram-se Eleições, ao nível da Escola. As eleições foram organizadas e realizadas na Biblioteca Escolar, no dia 28 de janeiro, tendo sido escolhido o nome “RÁDIO BORA LÁ”;
  4. Participação num Programa, em direto, na Rádio Miúdos, no Bombarral. Esta atividade inseriu-se na comemoração do Dia da Rádio e teve como objetivos: comemorar o dia da Rádio que se assinala a 13 de fevereiro; contactar e conhecer os estúdios onde funciona a Rádio Miúdos e participar num programa de rádio em direto.

https://www.youtube.com/watch?v=GUCOJBR_j-E&fbclid=IwAR3D6dkHm0MG6rQeEjN3hG3w_yLuiYfPLHcJ77L2Lcj3666XIq0TQzcZ14I

  • Participação com um Podcast no Dia Mundial da Árvore – 21 de março.

    Até à data da suspensão da formação, em março, a Escola não tinha ainda sido dotada com equipamento definitivo, tendo sempre sido usado o equipamento móvel da equipa de formadores que acompanha a implementação do projeto. Porém, este ano letivo a Escola Dr. Pascoal José de Mello, em Ansião, já foi contemplada com o seu Estúdio de Rádio, no início deste ano letivo. Foi com muita alegria e entusiasmo que os elementos do Clube de Rádio, no dia 8 de outubro de 2020, abriram as caixas e montaram o seu Estúdio de Rádio na Biblioteca Escolar. Uma mesa de mistura, duas colunas, quatro microfones e um computador vão permitir a estes jovens radialistas efetuarem os seus próprios programas de rádio que serão transmitidos durante os períodos da hora de almoço, para toda a Escola.

    A primeira emissão está agendada para o dia 27 de outubro, em que se comemora o Dia Mundial do Património Audiovisual. Esta atividade integra-se na programação do Mês Internacional das Bibliotecas Escolares, que todos os anos se comemora em outubro, este ano sob o lema “Descobrir caminhos para a saúde e bem-estar” e a Rádio Escola pode bem ser um desses caminhos.

 

Professora Maria José Cristóvão

 

Voltar