Que proveitos podem os jovens retirar do desporto?

13-03-2021 15:59

        O desporto é uma atividade que deve ocupar uma parte fundamental na vida do ser humano. Quão importante pode este ser, quando praticado desde as mais jovens idades?

    A relação entre o desporto e a construção do futuro dos jovens

    A prática de atividade desportiva permite aos jovens desenvolverem competências e habilidades que poderão vir a ser muito importantes ou mesmo fundamentais na construção do futuro do indivíduo e no seu sucesso profissional e pessoal.

    Relativamente às competências futuras, o desporto desempenha um papel importante nos jovens uma vez que lhes permite gerar autonomia e automotivação, na medida em que se tornam fortes a partir de dentro, crescendo enquanto seres humanos.

    A combinação do desporto com a educação é importante, uma vez que ajuda os alunos tanto a aumentar o poder de raciocínio e desenvolver o crescimento mental, como a reduzir momentos de stress e pressão escolar através do foco nas atividades desportivas.

    A escolha da prática de um desporto por parte dos jovens permite-lhes desenvolver interesses e estabelecer metas pessoais que implicam o desenvolvimento de valores como a persistência e trabalho contínuo de forma a alcançá-las. Ao usufruir destas competências no domínio académico, podemos ver que o seu desenvolvimento acarreta uma maior eficácia no estudo, fazendo prever um maior sucesso académico. Tal afirmação, pode- se comprovar através dum estudo realizado com 203 adolescentes de ambos os sexos. Donaldson e Ronan (2006, https://www.psicologia.pt/teses/textos/TE0003.pdf) registaram algumas evidências que sustentam a ideia de que os jovens que praticam desporto exibem menos problemas de comportamento do que os que não são praticantes. Os resultados obtidos mostraram que, quanto mais formal e prolongada for a participação desportiva dos jovens, mais baixas serão as pontuações por eles obtidas num inventário de comportamento, nomeadamente nas dimensões problemas externalizantes, problemas sociais, agressividade e delinquência. Neste domínio, os mesmos autores (op.cit.) citam o estudo levado a cabo por Jeziorski, 1994, o qual verificou que os praticantes de desporto obtinham melhores resultados escolares, comportavam-se melhor na sala de aula e apresentavam menos problemas de comportamento fora dela, desistiam da escola com menos frequência e frequentavam as aulas de forma mais regular do que os não praticantes.

    Assim, para concluir, percebemos que a prática de qualquer atividade física traz apenas benefícios a qualquer ser humano, nomeadamente aos jovens, permitindo-lhes desenvolver capacidades que lhes possibilitam tornarem-se mais aptos a todos os níveis.

Os alunos do 12.ºA: Filipa Silva, Lara Mendes, Mariana Vintém e Tiago Henriques (colaboração da professora Manuela Morais)

 

Voltar