Recepção dos parceiros finlandeses e reunião em Avelar

25-11-2010 17:48

Recepção dos parceiros finlandeses e reunião em Avelar/ Ansião, do Projecto Comenius Régio, “Future Learning Environment”

Na semana de seis a onze de Setembro, o Agrupamento de Escolas de Ansião e a Câmara Municipal de Ansião acolheram os seus parceiros da Escola de Salvelanrinteen koulu, de Piikkiö, e da Câmara Municipal de Kaarina, da Finlândia, no âmbito do projecto Comenius Regio, “ Future Learning Environment”, do Programa Aprendizagem ao Longo da Vida.

Este projecto, aprovado para o biénio 2009-2011 está a permitir reflectir sobre novos ambientes de aprendizagem, tanto a nível dos espaços físicos da sala de aula e da escola, como a nível das boas práticas dos docentes. Foi ainda um dos cinco projectos que Portugal viu aprovados pela Comissão Europeia, e feito o ranking de qualidade desses projectos, este ficou em 2º lugar.

A delegação finlandesa composta por quatro professores e um representante do município, passou os primeiros dois dias da semana em Lisboa a visitar as escolas já requalificadas pela Parque Escolar e uma escola privada. De registar que a Parque Escolar se interessou por este projecto e acompanhou a delegação da Escola de Avelar e da Câmara Municipal de Ansião, no Seminário de Educação, Educa 2010, que decorreu em Helsínquia em Janeiro do corrente ano.

Já em Ansião, foram visitar o concelho, com especial destaque para a Residência dos Condes de Castelo Melhor, em Santiago da Guarda, e Moinhos de Vento, no Anjo da Guarda.

Foram carinhosamente recebidos na escola sede do Agrupamento de Escolas de Ansião. Visitaram a escola com muito interesse, tendo também em conta que vai ser objecto de requalificação pela Parque Escolar. Nesta recepção os nossos parceiros perceberam quanto o novo agrupamento está interessado em continuar este projecto.

Participaram em reuniões na Escola e na Câmara Municipal de Ansião com todos os parceiros, onde foi planificado o trabalho a desenvolver no presente ano lectivo e a divisão de tarefas. Nesta última reunião também se reflectiu sobre as vantagens da Geminação da Câmara Municipal de Ansião e a de Kaarina, já apontada em Maio do presente ano, a quando da visita do Presidente Harri Virta ao nosso concelho.

Os nossos parceiros visitaram ainda a cidade do Porto, tendo apreciado bastante um passeio num barco rebelo no rio Douro e a visita às Caves Porto Ferreira.

O Fórum sobre Boas Práticas que decorreu, no dia dez de Setembro, no auditório do edifício da Câmara Municipal de Ansião foi o ponto alto da visita. Este contou com a participação de cerca de seis dezenas de professores, dos diferentes graus de ensino, do Agrupamento de Escolas de Ansião, que assistiram às comunicações apresentadas por quatro docentes finlandeses e doze do nosso Agrupamento.

           As apresentações versaram sobre as boas práticas dentro e fora da sala de aula, de diferentes disciplinas e de diferentes níveis de ensino. Todas tiveram em comum o facto de, de forma despretensiosa, os docentes mostrarem muito do que se faz para facilitar a difícil tarefa de motivar os nossos alunos e de facilitar o processo-ensino aprendizagem.

O dia de sábado foi aproveitado para conhecer mais um pouco de Portugal, a Costa de Prata e Lisboa.

 Durante a estadia em Portugal os nossos convidados Finlandeses foram sempre acompanhados e guiados nas diversas visitas efectuadas pelas responsáveis do projecto, Isabel Serra e Maria José Peres, Presidente e Vice-presidente da CAP e Senhor Presidente da Câmara Municipal e Vice-Presidente, e ainda Professor Jorge Rodrigues..

 

 O objectivo principal das várias reuniões foi planificar as actividades a desenvolver, quer a nível de escola, quer as que irão ser realizadas em conjunto entre os parceiros do projecto.
De salientar duas actividades conjuntas a dinamizar: a visita de estudo à Finlândia e a participação em Seminário de Educação e intercâmbios de alunos.

Continuamos a acreditar que este projecto nos proporciona novas oportunidades para reflectir sobre novos ambientes de aprendizagem, para nos enriquecermos e para solidificar as novas pontes já construídas com a Finlândia.

Isabel Serra

 

 

Voltar