Saber comer= Viver saudável. Queres saber como?

30-10-2011 23:18

    No passado dia 20 de Outubro, no âmbito da comemoração do Dia Mundial da Alimentação e do projeto PES-ES, realizou-se na nossa escola uma palestra-debate sobre educação alimentar para os alunos do 6.º ano de escolaridade e seus encarregados de educação.

    Aprendemos que, para crescer forte e saudável, poder brincar e aprender, devemos comer um pouco de todos os alimentos da roda dos alimentos e praticar exercício físico. Para escolher os alimentos, temos que ter em conta a sua qualidade, variedade, quantidade e segurança alimentar. Devemos aumentar o consumo de peixe, diminuir o consumo de gorduras e sal, controlar o peso, evitar estar mais de três horas sem comer, comer com tranquilidade e mastigar bem os alimentos, preferir as frutas da época e frescas, preferir cozidos, grelhados, e beber água com frequência.

    Relembrámos que, para a escolha dos alimentos, é importante ler os rótulos cuidadosamente, analisando a validade, a informação nutricional e prestar igual atenção ao estado das embalagens.

    A alimentação é uma necessidade fundamental do Homem, pois satisfaz necessidades biológicas e energéticas para o bom funcionamento do organismo. Os erros alimentares podem causar graves problemas ao organismo. São erros frequentes o consumo em excesso de sal, de açúcar e gorduras, comer sem horários e fast-food. Não nos podemos esquecer de fazer cinco a seis refeições diárias e que as bebidas alcoólicas prejudicam a aprendizagem.

    A alimentação saudável contribui para a satisfação, o sucesso escolar e a produtividade.

    Sabias que uma bola de Berlim é igual a um quilo de morangos? Um gelado igual a seis pêras? Um queque é igual a umas sandes de queijo, mais uma sandes de fiambre, mais um copo de leite e mais um copo de sumo natural? Uma bolacha Oreo é igual a quatro bolachas Maria?

    Não te esqueças: somos o que comemos e absorvemos. Escolhe bem os teus alimentos.

Viva a alimentação saudável!

Alunos dos 6.º D e 6.º E, disciplina de Ciências da Natureza

(fotografias deste evento)

Voltar