Festa de Santo António no Agrupamento de Escolas de Ansião

13-07-2018 17:39

    Pelo quinto ano consecutivo, o AEA comemora o encerramento do ano letivo com as portas abertas à comunidade, num ambiente festivo, a Festa de Santo António. Nesta festa, é visível a capacidade de dinamismo e a versatilidade de um agrupamento com olhos postos no futuro formativo dos alunos, mas que também não coloca de lado a vivência de tradições como forma de ensinar a preservar o nosso património cultural.

    Esta atividade escolar faz parte do Plano Anual de Atividades e é organizada pela Direção, pela Associação de Pais do Agrupamento de Escolas de Ansião (APAEA), e por um grupo de docentes de várias áreas disciplinares que se voluntariam para promover este alegre momento de vida escolar.

    A preparação da festa permite criar durante vários meses uma dinâmica muito saudável, com uma componente de formação para a cidadania muito vincada, desenvolvendo importantes competências sociais. Cria-se interdisciplinaridade entre as expressões artísticas, há partilha de trabalho entre pessoal docente, não docente e alunos, procurando um rumo certo, com boas escolhas e decisões ponderadas, tudo o que faz parte de um local onde a educação nasce e germina.

    A Festa teve vários momentos. Começou, ao fim da tarde, com o apoio à nossa seleção nacional de futebol, assistindo à transmissão do jogo inaugural da representação portuguesa no Mundial da Rússia, Portugal-Espanha.

    O jantar foi servido pela APAEA, que incluiu a tradicional sardinha assada, acompanhada de um bom pão caseiro.

    Pelas 21h00, tivemos a atuação de um grupo de hip-hop formado por alunas do 7.º ano que conseguiram colocar o público a dançar.

    Depois das 21.h30 vimos chegado o momento alto da festa, a exibição das marchas populares. A primeira marcha foi protagonizada por alunos da EB1 de Ansião que encantaram ao som de uma marcha original, composta para este momento e que contou a história do Capuchinho Vermelho. A letra foi composta pelo professor Jorge Cancelinha e o músico Nuno Santos, a partir de uma recolha de quadras elaboradas pelos alunos da mesma escola, orientada pelas respetivas professoras. A música foi da autoria do músico e maestro da Orquestra Ligeira da SFASC, André Lopes. A coreografia foi da responsabilidade da Sr.ª Teresa Tomás, presidenta da direção do Rancho Infantil de Ansião.

    Seguiu-se a marcha da EBSPJM. O tema foi “A escola” e a composição da marcha foi baseada no seu hino, com aproveitamento de parte da letra e da melodia da música. A letra originalmente escrita por um ex-aluno, Rodrigo Mendes, foi retocada para este efeito pela professora Paula Cotrim. O maestro Simão Castela, da banda filarmónica da SFASC, preparou os arranjos musicais a partir da melodia original composta pelos professores de música, Madalena Silva, Sérgio Fernandes e Luís Chora. A coreografia foi da autoria da professora Natália Sapinho com a colaboração da professora Filipa Santos. Musicalmente, as duas marchas foram acompanhadas por músicos da SFASC, alunos e ex-alunos do AEA, com a direção do maestro Simão Castela.

    Todos os trajes e adereços das marchas foram idealizados e confecionados dentro do AEA. A responsabilidade deste departamento ficou a cargo das professoras Natália Sapinho e Laurinda Vaz e da presidente da APAEA, Sr.ª Fátima Mendes, que foram apoiadas por várias docentes e assistentes operacionais.

    A originalidade das marchas que têm sido compostas para esta festa, durante estes cinco anos, é pertença do AEA e ficarão a ser parte da sua história cultural. Nomes como os referidos acima e outros como o Dr. Filipe Antunes a Dr.ª Margarida Almeida, o músico e mestre de organaria António Simões, ofereceram generosamente os seus dotes artísticos à escola. Este facto é bem revelador de que esta atividade escolar tem uma dimensão que transborda para a comunidade e começa a fazer parte dos eventos festivos e culturais deste concelho.

    E, com o pátio repleto de alunos, pais, professores, assistentes operacionais, administrativos e outros amigos da escola, a noite continuou com um animado baile conduzido pelo Nuno Santos.

    Mais uma vez, o AEA marchou, escreveu história e mostrou que “aprender com alegria dá gosto e sabedoria!”.

 

Professora Paula Simões Cotrim


Voltar