Sarau 2019 do AEA associa-se ao Projeto “Um dia pela vida” da LPCC

22-04-2019 14:19

    A noite do dia 5 de abril foi casa cheia no Centro Cultural de Ansião para assistir à sexta edição do Sarau do Agrupamento de Escolas de Ansião, este ano com o tema Escola+Cidadania=Sabedoria.

    O Sarau 2019 associou-se ao Projeto “Um dia pela vida “da Liga Portuguesa Contra o Cancro. A compra de uma pulseira da Liga pelo valor de 2€ foi simbolicamente associada à entrada para o espetáculo, revertendo esse valor a favor do projeto.

    A EBSPJM formou, no âmbito desta iniciativa concelhia, uma equipa de trabalho, “A Escola pela vida”, e, além desta ação de angariação de fundos, irá dinamizar ações de sensibilização relacionadas com a prevenção desta doença, tendo como público-alvo os alunos da escola.

    O clube de teatro “O Mellinho” organizou o evento e apresentou a peça “O Sítio do Arco-Íris” com um texto que remete para a importância dos valores de cidadania. Durante a encenação, foi feito um paralelismo com as vivências das aprendizagens na nossa escola, que promovem um conjunto de saberes onde valores como o respeito, democracia, direito à igualdade, entre outros, estão sempre presentes.

    O espetáculo começou com um momento do projeto Escola Embaixadora do Parlamento Europeu dedicado aos Direitos Humanos e aos valores da Cidadania Europeia. Informação histórica, declamação, dança e música foram as componentes deste momento que tocou a sensibilidade do público.

    De seguida, foram desfilando grupos de alunos de todos os níveis de ensino, exibindo as suas competências artísticas para dança, música, acrobática e teatro. Tivemos 

o coro infantil dos 3.º e 4.º anos da EB1 de Avelar, um momento de poesia e música por alunos do 9.ºano da Escola Básica N.º 2 de Avelar, o Clube de Música da EBSPJM, o Pedro Gonzaga do 12.º ano com uma composição da sua autoria, letra e música e, como referido acima, o Clube de Teatro. Foram convidados a classe de ginástica acrobática do NDA, e a academia de Dança DanSpirit, duas instituições do concelho que também educam os nossos alunos. Os alunos do ATL da Cáritas de Ansião também participaram num momento de dança conjunto com a DanSpirit. No final, ficou o eco da música “Heal the world”, numa brilhante interpretação de um coro de 10 elementos composto por alunos dos 3.º ciclo e secundário, dirigido pelo prof. Luís Chora.

    Todos os momentos musicais tiveram o acompanhamento instrumental da Escola de Música Dom D’Arte, cujos professores, jovens embora profissionais, aceitaram juntar-se aos nossos jovens alunos, de forma gratuita, movidos pelo gosto de ver que a música, e outras expressões artísticas despertam alegria em todos quantos participam nestes momentos de escola.

A apresentação do espetáculo foi conduzida de forma muito criativa pelo nosso “mágico”, Afonso Fareleiro, e pela embaixadora júnior do Parlamento Europeu, Carla Cardoso, excelente comunicadora.

A Associação de Pais do Agrupamento de Escolas de Ansião foi, mais uma vez, uma preciosa colaboração na organização, em particular no apoio ao som, possibilitando que o momento de teatro tivesse boa locução com microfones de lapela para todos os atores.

O Sarau 2019 foi mais um momento de envolvimento de toda a comunidade educativa com partilha de trabalho e alegria entre alunos, professores, assistentes operacionais e encarregados de educação.

Nunca é demais repetir a frase do nosso hino, “aprender com alegria dá gosto e sabedoria”, quando se acredita que isso acontece!

 

Professora Paula Cotrim

 

Voltar