Semana da Ciência na biblioteca do Centro Escolar de Chão de Couce

27-01-2014 15:26

    Ontem, depois do almoço, o tempo parecia não passar. Estávamos ansiosos, pois sabíamos que íamos à biblioteca para uma aula diferente, uma aula sobre Ciência.

    Chegou a hora e lá fomos nós para a biblioteca onde estava a Rita, para nos ensinar juntamente com a nossa professora.

    Começámos por visualizar em cartazes com “factos loucos”: uma lula com dois corações e uma minhoca com cinco; crocodilos que colocam ovos do tamanho dos ovos das avestruzes e têm dentes mas não mastigam (apenas engolem); e formigas que se fazem explodir

    Em seguida, fomos um a um espreitar pelos microscópios. Estes aparelhos mostram as coisas pequenas em tamanho muito grande que às vezes até assusta. Vimos uma flor pequena que parecia que tinha bichos dentro. Olhámos um pedacinho de musgo que parecia um monte de grilos. Uma aranha morta que tinha pelos no corpo todo. Por fim, um caracol vivo que estava a dormir uma soneca, mas que acordou e se pôs a fugir devagarinho. A Rita tinha que estar com a pinça a colocá-lo no sítio correto, pois ele só queria fugir.

    Depois, a Rita apresentou um conjunto de livros que existem na nossa biblioteca e que falam de Ciência.

    A seguir havia uma mesa com vários minerais e fósseis. A Rita fez uma experiência com uma rocha. Colocou um ácido num pedacinho de rocha calcária e vimos o que aconteceu, formou-se um gás que aqueceu a rocha. A nossa professora explicou-nos algumas curiosidades sobre as rochas e também sobre os fósseis.

    Passámos às experiências, fizemos várias, mas a que mais gostámos foi a do vulcão. Ele era feito de plasticina. Depois, o Diogo colocou-lhe dentro vinagre, a Micaela colocou um líquido vermelho e por fim quando a Rita lhe deitou uma colher de bicarbonato de sódio, ele explodiu e começou a deitar lava.

    Fizemos mais duas experiências, uma com um balão que ao largar o ar voou como um foguetão e outra com um copo de feijões que nos fez entender porque é que a Lua não cai.

    Foi um fim de tarde científico!

Alunos da turma 1, do Centro Escolar de Chão de Couce

Voltar