Semana da Ciência e das humanidades nas Bibliotecas do AEA

24-01-2019 16:12

    De 14 a 18 de janeiro de 2019, decorreu mais uma atividade promovida pelas Bibliotecas Escolares (BE) do AEA, a Semana da Ciência e das Humanidades.

    Esta é uma atividade que já faz parte do Plano Anual das BE, desde há alguns anos e que abrange, transversalmente, todos os níveis de ensino. Este ano, para além de atividades no âmbito das ciências exatas, como a matemática, a físico-química(FQ) ou a biologia, teve também a particularidade de promover atividades dentro da área das ciências sociais e humanas, como a geografia, a história ou filosofia, e ainda no âmbito das línguas, como o português, proporcionando uma multiplicidade de saberes que se complementam e interligam, com vista a reforçar, de forma global, os conhecimentos e as experiências dos nossos alunos.

    Na concretização das atividades, que decorreram, na sua maioria, na EB/S Pascoal José de Mello e EB n.º 2 de Avelar, as BE contaram com as suas habituais e indispensáveis parcerias – os Departamentos de Matemática e Ciências Experimentais, das Ciências Sociais e Humanas e o de Línguas, bem como as Associações de Pais e Encarregados de Educação (Ansião, Avelar e Chão de Couce) e a Câmara Municipal de Ansião (CMA).

    Este ano, a iniciativa contou ainda com a colaboração e parceria da Escola Tecnológica e Profissional de Sicó, que disponibilizou a vinda de um planetário e de um docente, que dinamizou as sessões aos alunos do 7.º ano do AEA, nos dias 11 e 14 de janeiro, nas duas escolas mencionadas.

    Durante dois dias em cada escola, decorreu uma “Exposição/Feira de Rochas, Fósseis e Minerais”, feita em parceria com a empresa Aventurina. Alguns professores acompanharam as suas turmas ao local, com o objetivo de os alunos contactarem diretamente com um geólogo, ouvirem as explicações sobre a importância dos recursos minerais para o quotidiano do Homem, conhecerem e identificarem rochas e apreciarem e adquirirem minerais, fósseis e rochas, assim como alguns adereços feitos desses materiais.

    Ao longo da semana, estiveram também expostas, nas duas Escolas, trabalhos elaborados por alunos do 7.º ano: representações de “Rosas-dos-ventos”, no âmbito da disciplina de Geografia; uma mostra de trabalhos na área da FQ subordinada ao tema Tudo vem de poeiras das Estrelas e ainda alguns trabalhos ilustrativos do Teorema de Pitágoras, no âmbito da disciplina de matemática.

    Numa parceria com a Biblioteca Municipal (BM), levando os alunos até à comunidade Educativa, foram também expostos alguns exemplares desses mesmos trabalhos, numa das salas da BM.

    Em articulação com a disciplina de português, requisitou-se a exposição "Saramago 90 anos" à Fundação José Saramago, com o apoio da CMA, e esteve exposta, na sala anexa ao Auditório do Centro Cultural de Ansião (CCA), de 7 a 18 de janeiro, e de 21 a 25 de janeiro na Escola n.º 2 de Avelar.

    

Os alunos do 3.º CEB e do Secundário visitaram a exposição, através de um guião de exploração da mesma, acompanhados pelo respetivo professor de português. Ao mesmo tempo, estiveram ainda expostos trabalhos realizados pelos alunos do 8.º ano no âmbito do concurso “Caricaturas de José Saramago” realizados ao longo do primeiro período.

    No âmbito da disciplina de Ciências Naturais (CN), no dia 14 de janeiro, deslocou-se à BE da escola sede o Professor Doutor Nuno Alte da Veiga, assistente da Faculdade de Ciências e Tecnologias da Universidade de Coimbra (FCT-UC) e membro do Centro de Investigação da Terra e do Espaço da Universidade de Coimbra, que mostrou aos alunos do 11.º ano que a Geofísica é uma outra forma de conhecer os problemas ambientais e de revelar recursos geológicos.

    No dia 16 de janeiro, a ciência chegou aos alunos do 2.º CEB, da Escola n.º 2 de Avelar, através da atividade Laboratório Aberto. Esta atividade, que se desenvolve há já alguns anos nesta escola, foi dinamizada pelos professores de Físico Química e Ciências Naturais, Mário Marinho e Madalena Ferreira.

    Também neste mesmo dia, os alunos que frequentam o 10.º ano participaram, no CCA, na atividade “A Filosofia através do cinema”, assistindo ao filme Uma Mente Brilhante.

    Em parceria com a disciplina de matemática, realizaram-se palestras e oficinas matemáticas dinamizadas por professores do departamento de Matemática, da FCT-UC e apoiadas pela Associação de Pais de Ansião.

    No dia 14 de janeiro, os alunos dos 11.º e 12.º anos do AEA tiveram oportunidade de assistir à palestra “Alice do outro lado do espelho”, no CCA, proferida pelo Professor Adérito Araújo, que trouxe até Ansião a teoria da relatividade.

    No dia 15 de janeiro, para os alunos do 8.º ano das duas escolas, foi realizada a oficina “Planeta Matemática”, dinamizada pelas Professoras Doutoras Marta Pascoal e Raquel Caseiro. Durante esta oficina, que foi muito do agrado dos nossos alunos, foram lançados vários desafios, através de um jogo de tabuleiro, que foi desenvolvido com a contribuição de escolas de vários pontos do país, por ocasião do ano internacional da "Matemática do planeta Terra", sendo as questões do jogo relacionadas com estas temáticas.

    Os alunos do 9.º ano do AEA tiveram também oportunidade de colocar à prova as suas capacidades matemáticas, no dia 17 de janeiro, na oficina “Estratégias vencedoras”, cujo dinamizador foi o Professor Doutor João Gouveia, que, através de jogos como o jogo do galo, o xadrez, as damas, o hex, o nim, o quatro em linha, e outros, mostrou o que é uma estratégia vencedora, quando é que existe e como a podemos tentar encontrar.

    Ainda no dia 17 de janeiro, foram dinamizadas duas palestras, no âmbito da disciplina de História: “Livros…janelas para a Ciência, portas para a História!” proferida pela Professora Doutora Helena Henriques, bióloga, paleontóloga, investigadora e escritora que trouxe aos alunos do 6.º ano uma nova forma de ver o planeta Terra, tendo oportunidade de escutar as suas próprias palavras, em os Contos de Dona Terra; “Riscos e Rabiscos- A arte na Pré-História”, foi o tema escolhido para os alunos do ensino secundário da área de línguas e humanidades, que tiveram oportunidade de participar na sessão dinamizada pelo Dr. Mário Coelho, vindo do Museu de Leiria e que deliciou os presentes com as histórias que a História nos dá.

    Esta semana tão preenchida de atividades e experiências enriquecedoras terminou no dia 18 de janeiro com a realização de duas palestras e uma oficina, no âmbito dos conteúdos das disciplinas de FQ e CN.

    O dia iniciou-se com a presença do Professor Doutor Sérgio Rodrigues, que proferiu para os alunos do 9.º Ano das duas escolas do AEA a palestra "Livros com Química: um olhar sobre a presença da química na literatura", mostrando como a química, assim como o conhecimento e prática desta ciência, está presente em muitas obras literárias e em algumas dos mais importantes livros da história da humanidade.

    Os alunos do 8.º ano assistiram, neste mesmo dia, a uma palestra subordinada ao tema “Fontes de energia renováveis, passado, presente e futuro”, proferida pelo professor António Saraiva.

    E, para terminar, foram os alunos do 10.º A e do 11.º A que participaram numa oficina experimental de Biologia Celular e Molecular, cuja dinamização esteve a cargo dos Professores Doutores Anabela Rolo, João Teodoro e Carlos Palmeira. Esta atividade pretendeu estimular a curiosidade científica e promover o ensino experimental da ciência e também fornecer novas ferramentas teóricas e práticas aos professores, assim como divulgar os novos caminhos da ciência nesta área.

    Nas BE dos Centros Escolares de Avelar, Chão de Couce, Lagarteira e Santiago da Guarda, bem como nas Escolas do 1º CEB de Ansião e de Alvorge, todos os alunos tiveram oportunidade de fazer observações de seres vivos ou inanimados, através das lupas binoculares e realizar algumas experiências que pretenderam estimular a curiosidade e o espírito científico dos mais pequenos.

 

A professora bibliotecária

Maria José Cristóvão

Voltar