Semana da Leitura - Jardim-de-infância de Ansião, sala-3

08-04-2014 21:40
Olá, 
    Somos 18 crianças, com idades compreendidas entre os 3 e 6 anos, e frequentamos o Jardim-de-infância de Ansião, sala 3. No jardim-de-Infância, desenvolvemos muitas atividades que nos envolvem ativamente na aprendizagem de diversos saberes.
 
    Como é do conhecimento de todos ou quase todos, no Jardim de Infância desenvolvem-se atividades que abrangem as diferentes áreas de conteúdo (Expressão e Comunicação-linguagem oral e abordagem à escrita, domínio da matemática, expressão motora, expressão plástica, expressão musical, expressão dramática, Formação Pessoal e Social e Conhecimento do Mundo).
Nós definimos em conjunto com a nossa educadora uma agenda semanal que procuramos cumprir…
        A agenda ajuda-nos a antever as atividades, podemos e devemos contribuir com sugestões de atividades a concretizar. Por vezes, alteramos a agenda previamente definida para desenvolvermos atividades no âmbito da comemoração de diferentes temáticas, foi o caso da semana de 10 a 14 de março, em que a leitura foi privilegiada.
Iniciámos a vivência da semana da leitura com a concretização de um piquenique de histórias na mata municipal. A nossa educadora colocou num cestinho alguns livros e uma toalha de tecido.
    Chegados à mata, estendemos a toalha e espalhámos os livros sobre a toalha, depois foi altura de escolher algumas histórias para ouvir ou para contar.
 
    Ao longo da semana, recebemos a visita de algumas mães que nos contaram algumas histórias: “O Gomby-Onde nasce o arco-íris?”, “O nabo gigante” e “O sonho da Mariana”. Foi muito divertido e agradável ouvir outras pessoas a contarem-nos histórias.
Uma das mães ofereceu-nos uns quadradinhos de tecido para fazermos desenhos relacionados com a história que nos havia contado. Propôs-se, também, a cosê-los uns aos outros para, assim, podermos ter uma toalha criada por nós para os nossos futuros piqueniques de histórias.
    A sua indumentária ajudou-nos a viver momentos mágicos…
    Num dos dias, a nossa educadora propôs-nos o jogo “A que livro pertence?”
    Apresentou-nos cópias de imagens e leu-nos excertos de textos dos livros de histórias já explorados
    Nós tivemos que descobrir a que livros pertenciam as imagens que nos mostrava ou os excertos dos textos que nos lia. Foi muito divertido…
    Ouvimos algumas frases sobre a importância da leitura e expressámos as nossas opiniões para depois as fazermos constar em marcadores de livros. Fomos junto da comunidade oferecer alguns marcadores de livros (uns da nossa autoria outros impressos).
    Visitámos a biblioteca da escola do 1º ciclo e percebemos aquilo que aí podemos fazer, o que podemos encontrar e os procedimentos que estão inerentes à dinâmica da biblioteca.
    A educadora Rosa Morgado deliciou-nos com alguns excertos de poesia. Através deste contacto com a poesia sentimos que as palavras parecem que nos embalam com uma musicalidade especial… Ouvimos ainda a história em verso: “O ratinho marinheiro”, de Luísa Ducla Soares.
 
    Decidimos visitar duas turmas do 1º ciclo, uma do 4.º ano de escolaridade, e outra do 1º ano, onde estão alguns dos nossos colegas do ano letivo anterior. Estávamos com saudades deles! Oferecemos-lhes alguns dos marcadores de livros que elaborámos.
    Esta semana, ajudou-nos a conhecer ainda mais coisas sobre os livros e sobre a leitura.
 
    Obrigado a todos aqueles que nos ajudaram a viver a Semana da Leitura com entusiasmo e empenho.
 
As crianças do jardim-de-infância de Ansião, sala 3
 
Voltar