Semana da Leitura no Agrupamento de Escolas de Ansião

21-04-2014 20:56

    O Agrupamento de Escolas de Ansião comemorou, de 31 de março a 4 de abril, a Semana da Leitura.

    Esta é uma iniciativa lançada pela Rede de Bibliotecas Escolares, a que as Escolas aderem com muito empenho e motivação, sendo este ano a sua 8.ª edição, que teve a Língua Portuguesa como tema central e aglutinador.

    Foi num ambiente particularmente festivo à volta dos livros e dos autores que a Semana decorreu. As atividades foram dinamizadas fora e dentro da sala de aula, com a participação de alunos, professores e convidados contadores de histórias. Pretendeu-se seduzir as crianças e os jovens para o encanto das palavras, ajudá-las a gostar dos livros e da leitura e a viajar pelos sentidos e emoções.

    As atividades centralizaram-se nas Bibliotecas Escolares da Escola n.º 2 de Avelar e na Escola Dr. Pascoal José de Mello, em Ansião, onde decorreram durante toda a semana as “Feiras do Livro” e atividades de promoção da leitura, mas também se dinamizaram outras atividades nas Bibliotecas da Escolas do 1.º Ciclo de Avelar, Ansião, Chão de Couce, Santiago da Guarda, Alvorge e Lagarteira.

    A Semana contou com a participação do “Palco dos Sentidos”, que apresentou a algumas turmas o projeto “Olhos que ouvem, mãos que falam”, que mostrou uma maneira diferente de “ouvir e ver histórias” através da linguagem gestual.

    Também os Clubes de Música das duas Escolas marcaram presença nesta semana com as suas excelentes interpretações.

    No dia 1 de abril, as turmas do 9.º ano de Avelar e do 10.º ano de Ansião tiveram uma palestra com a jovem escritora Maria Francisca Almeida Gama,  autora do livro livro Em Troca de Nada.

    Paralelamente às atividades e à feira do livro, estiveram patentes nas Bibliotecas exposições sobre autores de língua portuguesa: em Ansião, o mote foi a “Primavera de Autores”, em que uma árvore serviu de suporte à exposição. Em Avelar estiveram duas exposições interativas: “Atreve-te”, de Luís Sepúlveda; e “Um olhar sobre Mia Couto”.

    Ao longo da Semana, durante a visita à Feira do Livro, as turmas desfrutaram de atividades de leitura: na Escola n.º 2 de Avelar com o “Cantinho das Leituras” e com “As lições do Tonecas”; e em Ansião com a atividade “Vamos partilhar Leituras”, nas quais elementos da equipa, alunos, pais, funcionários, professores e outros elementos convidados, partilharam leituras, através da apresentação de um livro, leitura ou dramatização de uma história e/ou poemas.

    Na Escola n.º 2 de Avelar, tiveram ainda lugar: uma sessão de poesia “Entre palavras, poetas e poesia”, com a declamação de poemas por alguns alunos de turmas do 7.º D, 8.ºs D/E, e 9.º E; e o projeto “Portas para a Leitura”, uma atividade que resultou de um trabalho articulado entre os professores de português, a Biblioteca Escolar e a professora de educação visual do 3.º ciclo. Nesta última atividade, as 7 portas representaram 7 autores de literatura portuguesa, através de ilustrações e de excertos de obras estudadas, havendo ainda um aluno de cada turma que deu corpo a um autor, junto da respetiva porta.

    No dia 4 de abril deslocou-se a Ansião o contador de histórias Thomas Bakk que proporcionou três sessões de contos que se destinaram às crianças do pré-escolar e dos 1.º e 2.º anos do 1.º Ciclo das Escolas e Jardins de Infância de Lagoa Parada, Alvorge, Ansião, Lagarteira e Santiago da Guarda. Esta atividade contou com o patrocínio da Associação de Pais e Encarregados de Educação de Ansião.

    Nas Bibliotecas Escolares das Escolas do 1.º Ciclo também se comemorou a Semana da Leitura com muitas histórias e atividades relacionadas com a promoção da leitura e da escrita, proporcionando a todas as turmas do ensino pré-escolar e do 1.º ciclo do ensino básico do Agrupamento uma atividade diferenciada na Biblioteca.

    Ao promover, este conjunto diversificado de atividades na Semana da Leitura, as Bibliotecas Escolares do Agrupamento, mais uma vez, tentam cumprir a sua missão de promover o gosto pela leitura e pelos livros, incentivando o prazer de ler e reforçando o desejo de ler mais.

    E as Semanas da Leitura podem ser as 52 do ano!

    Leia onde, como e quando quiser.

 

As Professoras Bibliotecárias: Maria José Cristóvão Peres e Conceição Ferreira

Voltar