Semana da Leitura no Agrupamento de Escolas de Ansião (de 11 a 18 de março de 2016)

24-03-2016 15:34

ELOS DE LEITURA

    O Agrupamento de Escolas de Ansião comemorou, mais uma vez, de 11 a 18 de março, a Semana da Leitura. Esta iniciativa lançada, pela Rede de Bibliotecas Escolares, que já vai na sua 10.ª edição, convida as escolas a dinamizar ambientes festivos que envolvam as suas comunidades educativas, em iniciativas de promoção dos livros e da leitura, tornando-a presente em todos os momentos e em qualquer lugar. A festa da leitura e do prazer de ler, poderá ser uma oportunidade para seduzir as crianças e os jovens para o encanto das palavras, ajudá-las a gostar dos livros e da leitura e a viajar pelos sentidos e emoções. Foi desta forma que decorreu a semana e a comunidade educativa aderiu com muito empenho, entusiasmo e motivação.

    As atividades foram dinamizadas fora e dentro da sala de aula, com a participação de alunos, professores, encarregados de educação, escritores e contadores de histórias.

    A par do prazer de ler, criaram-se momentos de reflexão em torno de questões atuais e importantes, como a globalização e a necessidade de aprendermos a lidar com a complexidade de um mundo heterogéneo, desenvolvendo ELOS que suportem o entendimento entre os povos.

    A leitura suporta e ilustra a diferença, o pluralismo e a multiculturalidade, criando elos de informação e de compreensão que nos ajudam a lidar com a dissemelhança da Humanidade e a aceitarmos valores universais, unindo-nos em torno dos direitos humanos, na construção de sociedades inclusivas.

    A comunidade educativa envolvendo-se e apropriou-se das diferentes iniciativas, cimentando ELOS de LEITURA.

 

[ESCOLA DR. PASCOAL JOSÉ DE MELLO, ANSIÃO e ESCOLA BÁSICA Nº2 DE AVELAR]

    As atividades centralizaram-se nas Bibliotecas Escolares da Escola n.º 2 de Avelar e na Escola Dr. Pascoal José de Mello, onde decorreu durante toda a semana a Feira do Livro e atividades de promoção da leitura que se estenderam, também, às Bibliotecas da Escolas do 1.º Ciclo de Avelar, Ansião, Chão de Couce, Santiago da Guarda, Alvorge e Lagarteira.

    Ao longo da Semana, durante a visita à Feira do Livro, as turmas desfrutaram de atividades de leitura com a atividade Leituras Partilhadas. Aqui, para além dos alunos poderem visitar a Feira do Livro, fruíram momentos de audição de histórias, também se falou de livros, da importância de ler e do saber ler. Partilharam-se experiências, histórias e livros. Partilhar é bom, ajuda-nos a crescer enquanto ser humano.

    Na Escola Dr. Pascoal José de Mello foram vários os professores que quiseram partilhar o seu gosto pela leitura, tornando assim esta atividade muito mais enriquecedora e diversificada: Margarida Almeida, Paula Cotrim, Pedro Catarino, Luís Roque, Ana Carecho, Lina Craveiro, Sandra Simões, Leonor Saturnino, Lucília Santos, bem como o Diretor do Centro de Formação prof. José Afonso e a Diretora do Agrupamento de Escolas de Ansião professora Ermelinda Mendes.

    Na Escola Básica N.º 2 de Avelar, em articulação com o professor de português, José António Abreu, teve lugar uma sessão de poesia “Elos de leitura em poesia: Palavras com vida…” para os alunos do oitavo e nono anos.

    Nesta escola a Semana da Leitura não poderia ter terminado da melhor forma! Todos os alunos, acompanhados dos seus professores, assistiram à atividade Personagens à solta, dinamizada pelos alunos do 8º E, em articulação com a professora de português, Eunice Oliveira, e com a parceria dos alunos do Clube de Música e dos alunos do 5.º F.

 

[ENCONTRO COM ESCRITORES]

    Os alunos tiveram, também, a possibilidade de se encontrar com autores.

    No dia 11 de março, a escritora Manuela Mota Ribeiro, recorrendo a bonecos de pasta de papel em três dimensões, foi dando a conhecer as personagens que habitam os seus livros, conversou de temas como a higiene oral, alimentação ou civismo, com todas as crianças do Pré-escolar do Agrupamento.

    A atividade decorreu com grande entusiasmo e culminou com a aquisição de livros e respetiva sessão de autógrafos. As crianças não abdicaram, fizeram fila para recolher o autógrafo da escritora…, um presente, uma lembrança para a posteridade.

    No dia 14 de março, as turmas do 5.º ano de Avelar e do 4.º ano da EB1 de Ansião tiveram um encontro com o escritor Rui Matos que falou sobre o seu gosto pela escrita e como desenvolve essa atividade. Rui Matos é professor de Educação Física, Doutorado em Motricidade Humana pela Universidade Técnica de Lisboa e dedica-se, também, à escrita. Tem vários livros publicados relacionados com a sua área profissional e escreve para crianças e jovens, sendo o autor da coleção “As Aventuras do Rafa”. Os alunos puderam conhecê-lo pessoalmente, colocar questões e esclarecer dúvidas. Foram sessões animadas e interativas.

    O escritor João Manuel Ribeiro, também nos visitou. Partilhou leituras, com os alunos do 7º ano, falou do seu gosto pela poesia, da sua obra mais recente, “Meu Avô, Rei de Coisa Pouca”, das ligações à terra natal e explicou o significado do título, que como faz prever, centra-se numa figura cujo retrato começa a desenhar-se, direta e indiretamente, logo na abertura da narrativa ou no incipit: «A casa da eira era o palácio do avô. Nela tinha o seu trono, guardava a sua coroa e retinha os seus tesouros. Na verdade, era apenas um espigueiro antigo de granito (…).

    Respondeu às questões e dúvidas colocadas pelos alunos e, no final da sessão, houve autógrafos e fotografias.

    É sempre com muito carinho que recebemos, também, a simpática visita do escritor Nuno Matos Valente, que pelo segundo ano consecutivo esteve junto dos nossos alunos.

 

    As sessões com as turmas do 6.º ano decorreram, num ambiente muito animado, onde se falou dos seus dois livros de literatura juvenil já publicados - A Ordem do Poço do Inferno e O Tesouro do Califa. Todos os participantes ficaram expectantes relativamente ao terceiro volume desta coleção, que já tem título - A Floresta de Metal - e cuja publicação está prevista ainda para este ano.

 

[CENTROS ESCOLARES]

 

    Nas Bibliotecas Escolares das Escolas do 1.º Ciclo também se comemorou a Semana da Leitura com Feira do Livro, com as histórias e atividades relacionadas com a promoção da leitura e da escrita, proporcionadas pela Biblioteca Municipal às crianças do pré-escolar, através do projeto BIA (Biblioteca itinerante Animada) e com a Hora do Conto, dinamizado pela professora La Salete Geraldo que animou, com a história do Pintinhas Azuis, todas as turmas do 1.º ciclo do ensino básico do Agrupamento.

    As Bibliotecas Escolares do Agrupamento fazem um balanço muito positivo das atividades promovidas ao longo da Semana da Leitura e agradecem a toda a comunidade educativa a colaboração, o interesse e empenho demonstrado nesta missão de promover o gosto pela leitura e pelos livros, incentivando o prazer de ler e reforçando o desejo de ler mais.

 

Professoras Maria José Peres e Conceição Ferreira

Voltar