Simulacro de incêndio na Escola Básica n.º 2 de Avelar

29-01-2024 16:40

    No seguimento do trabalho desenvolvido em anos anteriores, tendo como base o treino da intervenção em caso de acidente bem como a melhoria contínua da resposta em segurança, o Agrupamento de Escolas de Ansião (AEA) – estando presente a diretora do AEA, professora Ermelinda Mendes, em parceria com a Câmara Municipal de Ansião, a Proteção Civil e os Bombeiros Voluntários de Ansião (BVA) – realizou, no dia 25 de janeiro, um simulacro na Escola Básica n.º 2 de Avelar.

    Este ano o simulacro foi ligeiramente diferente. Assim, depois de ser acionado o sinal de alarme, todos se deslocaram até ao ponto de encontro, no campo de futebol, conforme as normas do Plano de Evacuação. Depois de uma intervenção do Coordenador de Escola, professor Eduardo Rego, referindo a importância de todos respeitarem as regras a cumprir em caso de uma catástrofe (e.g.  incêndio, sismo), chegaram os BVA e simulou-se um incêndio no edifício escolar, com um aluno a ficar retido no 1.º andar. Assim, os BVA iniciaram a evacuação desse indivíduo através da janela do 1.º andar, usando cordas e muita perícia.

    Foi uma simulação de incêndio, tendo corrido tudo bem e como “previsto”. Esperando que nunca seja necessário evacuar um edifício escolar com um incêndio a deflagrar, quem treina está sempre melhor preparado!

Registos fotográficos: https://photos.app.goo.gl/V41PKkDtAjR3EEC39

Professor Mário Marinho

 

Voltar