Simulacro em Santiago da Guarda

15-11-2014 14:28

    No dia treze de outubro, no início da manhã, o Coordenador do Centro Escolar de Santiago da Guarda deu informação a todos os docentes e pessoal auxiliar que iria ser efetuado um Simulacro de sismo (“A terra treme”) a pedido da Direção do Agrupamento de Ansião. Os docentes foram para as suas salas e elucidaram os alunos do que se iria passar e quais os procedimentos que teriam de fazer (baixar, proteger-se debaixo das mesas e aguardar).

    Tendo em conta que, depois de o sismo passar, as pessoas, ordeiramente, deverão abandonar as residências por causa das réplicas e devido a prováveis danos causados na estrutura dos edifícios, aproveitou-se para fazer também, segundo as plantas de emergência, a evacuação do edifício e todos se juntarem no Ponto de Encontro – local seguro de reunião.

    Seguindo o caminho indicado na planta de emergência, os alunos seguiram em fila indiana, junto à parede, sendo os professores os últimos a sair, depois de terem verificado que ninguém ficara para trás. Em seguida, juntaram-se todos no Ponto de Reunião e aguardaram instruções do Coordenador.

    Tudo decorreu conforme o previsto e, no final, houve uma pequena palestra promovida pelo Coordenador, esclarecendo tudo o que foi feito e porquê. Houve perguntas por parte dos alunos que foram respondidas pelos docentes.

 

Professor António Sousa

Voltar