Simulacro na Escola nº 2 de Avelar

14-03-2013 08:44

 

    No dia 6 de março, pela 11.20 H, realizou-se um simulacro de incêndio na Escola N.º 2 de Avelar que contou com a participação dos Bombeiros Voluntários de Ansião. Assim, depois de acionado o alarme de incêndio na Escola, (que não funcionou, tendo sido acionado o alarme alternativo), todos os ocupantes das instalações da Escola seguiram o percurso adequada e dirigiram-se até ao ponto de reunião localizado no campo de futebol.

    O tempo de evacuação foi de 75 segundos. Entretanto, os bombeiros de Ansião estavam prestes a chegar, estando a percorrer o trajeto entre Ansião e Avelar. Quando chegaram, desenvolveram uma ação de esclarecimento de como se devem usar os extintores de incêndio existentes na Escola. Para tal, incendiaram um recipiente adequado para este fim e demonstraram como se utiliza o extintor, tendo depois convidado alguns professores e assistentes operacionais a usarem o extintor para apagarem o foco de “incêndio” criado.

    Apesar do frio e da ameaça de chuva, os alunos mantiveram-se atentos às demonstrações feitas pelos bombeiros neste simulacro. Estes simulacros são muito importantes, pois todos pensamos que “as tragédias só acontecem na casa dos outros”. Se não nos prepararmos, se não soubermos como agir em caso de um incêndio ou de outra catástrofe, não saberemos como agir, quando acontecer na realidade.

Professor Mário Marinho

Voltar