Teatro Empreendedor – 1.º Ciclo

26-06-2019 18:58

    No dia 19 de junho, teve lugar, no Centro Cultural de Ansião,, uma grande noite de teatro realizada por pequenos atores empreendedores das turmas 4/3 de Ansião e 3/4 de Avelar, orientados pelas respetivas professoras Carla Raimundo e Isabel Moniz. As peças apresentadas intitularam-se “Com Ansião no Coração” e “Os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) – Quais são e para quando?”. Foram peças inéditas, escritas, encenadas e representadas pelos alunos e pelas professoras envolvidas.

    Esta atividade inseriu-se na 5.ª edição do Programa de Empreendedorismo nas Escolas da CIMRL (Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria), ao nível do 1.º Ciclo, com o programa educativo “A aventura do Gaspar”. Foi de âmbito Social, uma vez que integrou  todos os alunos independentemente do “jeito para a coisa” ou até,  das capacidades de cada um, e de âmbito financeiro, uma vez que gerou algum dinheiro que vai ser usado para proporcionar novas experiências aos alunos envolvidos.

    Como é que tudo aconteceu? No mês de março, os professores do 1.º ciclo, a lecionar turmas de 4.º ano, no Agrupamento de Escolas de Ansião, foram desafiados para embarcar numa grande aventura e dois 

desses professores disseram sim ao desafio. Depois, vieram as orientações e o acompanhamento da equipa mentora do projeto, através de ações de formação e de visitas às salas de aula onde levaram todos a descobrir as verdadeiras características de um empreendedor: ser criativo, curioso, inovador, persistente, comunicador e trabalhar em equipa, entre outras coisas. A seguir veio o tal desafio que foi fazer uma peça de teatro completamente inédita (guião, encenação e representação), para ser apresentada num espaço público. Tudo isto culminou no dia 19 de junho, com a tal noite de teatro.

    As temáticas escolhidas pelas duas turmas foram diferentes, mas ambas se basearam- se em atividades que ocorreram na sala de aula durante o ano letivo.

    A peça “Com Ansião no coração” teve origem na disciplina de Oferta Complementar “Vamos descobrir”, onde, ao longo do ano, se geraram dinâmicas que levaram os alunos a descobrir o concelho de Ansião através da partilha de experiências e conhecimentos de vários convidados que vieram de todas as freguesias.

    A peça “Os 17 objetivos de Desenvolvimento Sustentável – Quais são e para quando?” foi baseada numa atividade realizada pela Rede de Bibliotecas Escolares que consistiu numa sessão de divulgação dos 17 ODS na pessoa da Dr.ª Joana Cabral, do Jardim Botânico da Universidade de Coimbra, que deslocou às salas de aula dos alunos dos 3.º e 4.º anos, alertar para a preservação do Planeta Terra e para as alterações climáticas que se têm vindo a registar.

    Estiveram presentes muitas individualidades, muitos familiares curiosos, e um espetador especial, o Gaspar, que é a mascote do Programa, um boneco gigante e simpático, que interage com pequenos e graúdos de uma forma tão natural e genuína que conseguiu entusiasmar todos. O auditório foi pequeno para albergar tanta gente e tanto entusiasmo, dado que a lotação esteve completamente esgotada.

    Segundo as pessoas presentes, o espetáculo foi muito bom, dando os parabéns a todos os intervenientes, principalmente aos alunos envolvidos que fizeram uma exibição excelente.

 

As professoras Isabel Moniz e Carla Raimundo

 

Voltar