Tomada de posse da Associação de Estudantes

22-11-2018 17:57

    Nos dias 30 e 31 de outubro, decorreram as cerimónias de tomada de posse das novas direções das Associações de Estudantes, na escola n.º 2 de Avelar e na Escola Básica e Secundária Dr. Pascoal José de Mello.

    Durante os três dias de campanha que antecederam o ato eleitoral foi bem visível a competição entre as listas candidatas num verdadeiro ambiente democrático. No Avelar, venceu a equipa liderada pela aluna Ana Carolina Forte do 9.º G, que se debateu com a lista encabeçada pelo aluno Pedro Madruga do 9.º E. Na escola sede, a disputa foi entre a lista H liderada pela aluna Maria Carolina Brás, do 12.º ano, e a lista T liderada pela aluna Matilde Marques, também de 12.º ano e que se sagrou vencedora.

    Em ambas as escolas, foram convidados a participar na cerimónia elementos da comunidade educativa: em particular os delegados de turma, professores e associações de pais. Presidiu à tomada de posse o Sr. Presidente do Conselho Geral, Rui Rosa, na presença da Sr.ª Diretora do AEA, Ermelinda Mendes, do Sr. Presidente da Câmara, António José Domingues, e dos cessantes presidentes das AE e da Associação de Pais. A Sr.ª Diretora deu início a ambas as cerimónias, referindo a importância da AE no trabalho de estreita colaboração com a Direção e outras estruturas da escola, participando não apenas na dinamização de atividades, mas também como naturais interlocutores no seio da comunidade escolar, nunca esquecendo o objetivo de otimizar as competências académicas e os valores humanos e cívicos dos alunos. No caso da EPJM, referiu-se ao facto deste ser o primeiro ano em que a Associação de Estudantes tem os seus estatutos oficialmente registados e aprovados o que lhe confere ainda uma maior relevância e responsabilidade na defesa dos direitos dos alunos, lembrando que esta foi uma herança deixada pela AE que cessou funções no final do ano letivo transato, liderada pela aluna Alexandra Ramalho. No final, sob o tema “O que posso melhorar na minha escola” e no sentido de continuar a dar voz aos alunos, desafiou os presentes a elencarem propostas de melhoria a entregar na direção.

    O Sr. Presidente do Conselho Geral fez a sua intervenção, referindo a importância da AE no contexto da comunidade escolar e realçou o facto de estes terem assento no Conselho Geral e, por isso, ser também responsável por todas as importantes decisões relativas ao funcionamento do agrupamento.

    O Sr. Presidente da Câmara referiu a importância democrática deste órgão representativo dos alunos, reforçando que a sua ação de intervenção na vida escolar deve concentrar-se nos seus direitos, mas nunca se deve desviar também dos seus deveres. Reforçou a total disponibilidade da autarquia para colaborar com os jovens, e, no caso da AE da EBPJM, referiu o facto de que, sendo esta uma associação legalizada, a viabilidade de parcerias será mais eficaz.

    Na escola sede, aproveitando a presença, nesta cerimónia, do novo presidente da Associação de Pais do AEA, Cristóvão Cardoso e da ex-presidente D. Fátima Mendes, os três elementos da mesa felicitaram o primeiro pelo cargo assumido e a segunda pelo trabalho e dedicação da D. Fátima Mendes que, ao longo de seis anos, desempenhou as suas funções com muita dedicação e espírito colaborativo à causa escolar, de forma louvável.

    Finalizando a cerimónia de tomada de posse da AE, no que se refere à escola sede, tomaram a palavra a presidente cessante e a nova presidente. A primeira agradeceu a colaboração de quantos com ela trabalharam e desejou um trabalho profícuo à sua sucessora. A nova presidente agradeceu aos colegas a partilha na campanha e assumiu a responsabilidade de honrar o cargo que lhe foi confiado.

    Todos felicitaram as novas direções e a cerimónia terminou com a tomada de posse e respetivas assinaturas dos vários órgãos que compõem a Direção da AE.

 

Professora Paula Cotrim

 

Voltar