Tomada de posse das Associações de Estudantes do AEA - 2020/2021

22-10-2020 19:08

    No dia 14 de outubro, decorreu a cerimónia de tomada de posse das duas Associações de Estudantes (AE), uma da Escola Básica e Secundária Dr. Pascoal José de Mello, encabeçada por Manuel Rosa, e outra da Escola Básica N.º 2 de Avelar, liderada por Pedro Quelhas.

    A tomada de posse das AE destas escolas marcou o fim de um processo eleitoral, este ano muito mais contido em termos de atividades levadas a cabo pelas listas candidatas, por força da situação pandémica que vivemos. Neste particular, foi aplicado pela direção um Plano de Contingência durante o período de campanha que os alunos cumpriram à risca, sendo um exemplo o seu comportamento cívico. Em cada uma das escolas apresentou-se a escrutínio apenas uma lista o que não lhe retirou iniciativa nas propostas de projetos a desenvolver que tornarão, sem dúvida, a vida na escola mais agradável, mais responsável promovendo os valores da amizade e do respeito.

    Por razões de distanciamento social, a cerimónia de tomada de posse contou apenas com a presença dos delegados das turmas do Ensino Secundário, em Ansião, e dos delegados das turmas do Ensino Básico, em Avelar, e do sr. Coordenador de Estabelecimento, Eduardo Rego, sendo a posse dada pelo sr. Presidente do Conselho Geral, Rui Rosa, na presença da Sr.ª Diretora, Ermelinda Mendes, do Sr. Vereador da Educação, Paulo Fernandes, e, muito honrando a todos, do sr. Presidente da Câmara, António Domingues. Esteve ainda presente na passagem do testemunho a presidente da Associação de Estudantes cessante, Leonor Rego.

    Usando da palavra, a Sr.ª Diretora referiu a importância de dar voz aos alunos e a relevância das AE trabalharem em estreita colaboração com a Direção. Terminou desejando as maiores felicidades aos que agora iniciam esta caminhada em prol do AEA e dos seus alunos.

    O Sr. Presidente da Câmara referiu-se a cada um dos líderes das listas candidatas, felicitando-os pela iniciativa de formalizarem uma candidatura e lembrou que, apesar de serem promotores de causas e direitos dos alunos, nunca se devem desviar também dos seus deveres. Reforçou a total disponibilidade da autarquia para colaborar com os jovens, valorizando e promovendo o sucesso da educação neste concelho.

    Após a tomada de posse e respetivas assinaturas dos vários órgãos que compõem a Direção das AE, os novos presidentes agradeceram a colaboração dos seus apoiantes na campanha e disponibilizaram-se para estar ao lado de todos os interesses de todos os alunos.

 

Ermelinda do Carmo Coutinho Mendes

Diretora do AEA

 

Voltar