Um arco íris olhou a nossa escola

17-05-2011 22:47

 

Era de manhã cedo quando cheguei ao local de trabalho. Maravilhei-me com o que vi . Os alunos também se deliciaram e comentaram tal maravilha.

Falo de um arco-íris como nunca havia visto. 

Sabiam que o arco-íris é um fenómeno meteorológico que ocorre quando o Sol brilha sobre gotas de chuva? É um arco multicolorido com o vermelho no seu exterior e o violeta no seu interior. A ordem completa é vermelho, laranja, amarelo, verde, azul, anil e violeta. 

O arco-íris é uma ilusão de óptica cuja posição aparente depende da posição do observador. Todas as gotas de chuva refractam e reflectem a luz do sol da mesma forma, mas somente a luz de algumas delas chega até o olho do observador. 

Podemos ver arco-íris de diferentes tamanhos porque, para estimar a sua largura, o nosso cérebro só tem como informação a dimensão do ângulo de visão que lhe corresponde. Se perto da imagem dele existirem objectos longínquos, como montanhas, o arco-íris parecerá maior. Se o arco-íris estiver perto de objectos menos distantes, parecerá menor. É fundamentalmente a mesma ilusão que faz com que a Lua, o Sol ou as constelações pareçam maiores quando estão perto do horizonte.

 Madalena Ferreira (CN)                                                                              

Voltar