Um único saco de lixo

28-01-2011 22:11

    Uma família do Reino Unido conseguiu, ao longo de todo o ano de 2010, produzir apenas um saco de lixo. A família Strauss decidiu fazer do ano inteiro um desafio pessoal: reduzir a quantidade de resíduos não reutilizáveis ao máximo.

    A iniciativa partiu da mãe, apoiada de imediato pela filha de nove anos. O pai, depois de ver um programa sobre animais aquáticos que diariamente morriam por causa do plástico aceitou o desafio.

    A partir daí, começaram a plantar a maioria dos alimentos que comiam, e o que não podiam plantar decidiram passar a comprar aos produtores locais, levando recipientes próprios, de modo a não usar as embalagens e sacos que são dificilmente reciclados. Toda a roupa que compraram foi adquirida em lojas de caridade, e até nesse tipo de compras usaram os seus sacos.

    Demoraram algum tempo até finalmente conseguirem atingir um nível de lixo muito pequeno, mas conseguiram, e a prova é o único saco de lixo produzido pela família, que contém apenas materiais que não podem, de todo, ser utilizados. O saco de lixo continha apenas brinquedos velhos, pois esse tipo de plástico não se recicla, lâminas de barbear, canetas, que também não podem ser recicladas pois a sua tinta é tóxica, e negativos fotográficos, que têm químicos prejudiciais que, reciclados, poderiam contaminar embalagens de comida.

    Com os três mil sacos que não utilizaram para ir às compras a família construiu malas e estojos para crianças filipinas.

    Para ajudar mais famílias a terem esta iniciativa criaram um site, “My Zero Waste”, onde todas as quartas feiras publicam o que comeram e reutilizaram durante a semana.

     Vamos entrar neste desafio?   

       Catarina Balsinhas (C.N. 8ºD)              

Voltar