Uma Escola preocupada com a saúde :: GAPA – Gabinete de Apoio ao aluno

21-11-2016 18:03

    Está já em funcionamento no Agrupamento de Escolas de Ansião o Gabinete de Apoio Psicopedagógico do Aluno (GAPA), quer na escola Dr. Pascoal José de Mello, em Ansião, quer na Escola Básica n.º 2 de Avelar.

    Este gabinete é um espaço aberto a todos os elementos da comunidade educativa (alunos, pais e encarregados de educação e pessoal docente e não docente) que sintam necessidade de apoio devido a qualquer problema de saúde, que queiram esclarecer alguma dúvida nessa área ou simplesmente dialogar, pois saúde é o bem-estar físico, psicológico e social.

    Este ano o GAPA conta com a presença do médico Rui Oliveira, (quinzenalmente às terças feiras à tarde), da psicóloga escolar, de alguns docentes e ainda de técnicas do CLDS 3G (Contrato Local de Desenvolvimento Social 3.ª Geração). Os horários estão disponíveis na internet, na página do AEA, bem como na porta dos GAPA, que se localiza em Ansião na sala C13/Gabinete Médico e no Avelar junto à Biblioteca Escolar.

EQUIPA PES – a Epilepsia e o Alzheimer

    A equipa PES promoveu a realização de uma ação de esclarecimento sobre epilepsia dinamizada por elementos da Associação Portuguesa de Familiares, Amigos e Pessoas com Epilepsia, estendendo o convite a todos os elementos da comunidade escolar para participar na mesma.

    Com esta sessão pretendeu-se dar a conhecer a doença, os seus sinais e sintomas, consequências e formas de lidar como doente, mas sobretudo o que fazer/não fazer durante/após um ataque epilético. Esta sessão contou com a presença de docentes e não docentes e encarregados de educação.

    Nos dias 3 e 4 de novembro, o Agrupamento recebeu o projeto "Memo & Kelembra nas escolas", dinamizado pela associação Alzheimer Portugal. Este projeto tem como principal objetivo aumentar o nível de literacia na área das demências e sensibilizar os alunos para a importância do apoio aos seus avós com demência, ajudando-os a lidar com as dificuldades inerentes à patologia e promover as relações intergeracionais, afirmando que a pessoa idosa tem um papel importante na sociedade e na família.

    Em Ansião decorreram três sessões da dramatização da peça "Memo e Kelembra" para todos os alunos dos 5.º e 6.º anos e para os alunos do curso profissional de Técnico Auxiliar de Saúde, seguidas de uma pequena sessão de esclarecimento com os alunos do 2.º ciclo sobre a doença de Alzheimer e uma sessão de esclarecimento sobre esta doença só para os alunos do curso profissional de Técnico Auxiliar de Saúde.

    Em Avelar, decorreram duas sessões da dramatização da mesma peça, também seguidas de uma pequena sessão de esclarecimento com sobre a doença de Alzheimer. Com a dramatização da história de Memo, um pequeno elefante, e de Kelembra, a sua avó, os alunos foram refletindo sobre a importância do carinho, do respeito e da compreensão.

    Os alunos participaram de forma viva e os professores foram de opinião que a atividade foi bem conseguida, era muito pertinente e seria útil para toda a comunidade escolar. As sessões contaram ainda com a colaboração de um aluno ou professor no papel de narrador.

    A Associação Alzheimer Portugal ofereceu a cada turma dos 5.º e 6.º anos um livro bilingue intitulado "O pequeno elefante Memo", tendo sido esses livros entregues nas respetivas Bibliotecas Escolares.

 

Voltar