Visita de Estudo aos HUC e ao Museu da Ciência da Universidade de Coimbra
26-05-2011 22:32
No passado dia 11 de Maio, as turmas do 9º ano da Escola Básica nº 2 de Avelar, deslocaram-se até ao Hospital Novo de Coimbra pertencente aos HUC (Hospitais da Universidade de Coimbra) e ainda, ao Museu da Ciência da Universidade de Coimbra. Esta visita foi um privilégio para a comunidade escolar uma vez que abordámos o mundo da medicina e da ciência, mais concretamente, o mundo da importância do sangue, da vida dependente dele e o mundo de inovadoras invenções e instrumentos científicos, bem como a importância de meios essenciais para todos os seres humanos, a luz e a matéria.
Iniciámos a nossa visita no Hospital, com um debate e uma apresentação com informações relevantes, apresentadas por um médico, relativamente a doenças sexualmente transmissíveis, aos componentes do sangue (plaquetas, plasma, glóbulos vermelhos e brancos) e à sua importância.
De seguida, dirigimo-nos ao serviço de sangue e medicina transfusional. Neste serviço, visitámos laboratórios onde o sangue era resguardado para posteriormente ser doado a pacientes, e, onde uma médica nos revelou o quão crucial é o sangue nas nossas vidas, contando um caso trágico da morte de uma utente.
A Dr.ª Ana referiu as principais funções de cada constituinte do sangue, tais como, dos glóbulos vermelhos: transportar o oxigénio até às células; dos glóbulos brancos: defender o nosso organismo, do plasma: contém proteínas para a coagulação e plaquetas: coagulação do sangue. Os glóbulos vermelhos são utilizados em situações de anemia, as plaquetas são usadas em doenças oncológicas e hematológicas e o plasma é utilizado em doenças infecciosas, os glóbulos brancos não são trasfusicionados.
Visitámos pacientes, que se encontravam nos serviços a realizar tratamentos e também dadores. Visitámos a sala da colheita e a sala de análises do sangue.
Observámos máquinas específicas com a função de separarem os componentes sanguíneos através da centrifugação, após ter ocorrido a recolha e a colheita do sangue.
Posteriormente à separação em sacos, os componentes sanguíneos são armazenados em máquinas frigoríficas complexas para se conservarem e não sofrerem alterações nas suas composições físicas e químicas.
Acompanhados por especialistas e médicos, desvendámos e aprendemos um pouco mais acerca de um bem tão precioso, fulcral e vital, o sangue.
Um dia vou ser dadora de sangue, percebi realmente a importância da dádiva, pois “Dar sangue é dar esperança de vida a várias pessoas”.
Finda à visita ao Hospital Novo, no início da tarde, deslocámo-nos ao Museu da Ciência da Universidade de Coimbra, onde, através de uma visita guiada, tivemos acesso a fascinantes e históricas invenções e instrumentos relativos à ciência, desde astrolábios, a balanças, armilas, equatoriais, microscópios, lunetas astronómicas, a recipientes e instrumentos laboratoriais.
No decorrer da visita, contemplámos o magnífico edifício arquitectónico do museu, tivemos a oportunidade de visitar uma exposição denominada, “Segredos da Luz e da Matéria”, que se encontrava repleta de artigos, máquinas sofisticadas experimentais, actividades interactivas que possibilitavam um maior conhecimento acerca dos fenómenos da luz (dispersão, refracção, reflexão…) e dos corpos celestes que constituem o Sistema Solar e, observámos modelos de inúmeras espécies do reino animal (aves, borboletas…).
Na exposição podemos ver vários objectos que se usavam como divertimento em tempos passados. O que mais se destacou para mim foi o beijo eléctrico que consistia em um casal de namorados darem um beijo cujo resultado seria uma faísca.
Por último, visitámos o Laborátorio Chimico do museu, com a característica particular de ser o mais importante edifício neoclássico da nação portuguesa e tratar-se, igualmente, de um grande pólo da divulgação da história da química, da ciência e da física.
Visualizámos interessantes fenómenos realizados com diversos gases e componentes químicos (hidrogénio, lugol, pasta dentífrica…), reagentes que originaram produtos de reacção e experiências químicas relacionadas com a densidade as propriedades físicas e químicas dos corpos e dos materiais.
Na sessão de Ciência ao Vivo vimos um cocktail químico, pasta de elefante e saliento a experiência em que vi a minha nota em chamas…..,que depois voltei a colocá-la dentro da carteira tal e qual como estava.
Esta visita proporcionou e forneceu às turmas um maior enriquecimento da cultura a nível geral e científico, ao tomarem conhecimento das funções e finalidades do sangue, dos procedimentos a serem executados e efectuados no Hospital e do mundo da ciência, da física e da química.
(Ana Cláudia e Adriana, 9º D, Ciências Naturais)
........................................................................................................................................
Fotografias (Clube de Fotografia) :: Visita de Estudo dos 9º anos (serviço de sangue dos HUC; Museu de Física da Universidade de Coimbra, Segredos da luz e da matéria, Ciência ao vivo, Almoço no Jardim botânico e exposição Marie Curie)
Tags:
———
Voltar