VISITA A CAMBRIDGE

14-11-2010 19:06

 VISITA A CAMBRIDGE

Intercâmbio de Professores e Encarregados de Educação

     Entre os dias 5 e 9 de Novembro, o Presidente da Associação de Pais e Encarregados de Educação do Agrupamento de Escolas de Avelar, acompanhado de outros encarregados de educação, uma professora e a Coordenadora do 1.º Ciclo do Agrupamento de Escolas de Ansião, tiveram a oportunidade de participar numa reunião de trabalho em Cambridge, Reino Unido, no âmbito do projecto “Immersion of immigrant families into everyday school life”, integrado no Programa Sectorial Grundtvig – Programa de Aprendizagem ao Longo da Vida. 

     A reunião que se realizou no “Cambridge Chinese Community Centre” contou com a presença dos quatro parceiros (Finlândia, Grécia, Portugal e uma comunidade chinesa do Reino Unido) e teve como objectivo a avaliação das actividades comuns desenvolvidas e a planificação conjunta das acções a desenvolver durante este ano lectivo.

      Da reunião há a realçar a imagem de seriedade, trabalho, empenhamento e dedicação pelos quais se tem pautado a actuação da Associação de Pais e Encarregados de Educação do Avelar, com a colaboração dos professores.

     A observação do funcionamento da comunidade permitiu verificar a capacidade de apoio a emigrantes e a respectiva integração na sociedade através da partilha de experiências e da leccionação de aulas de cidadania. O contacto com elementos do município possibilitou um conhecimento mais efectivo sobre o apoio dado a crianças emigrantes, o qual se traduz na presença de um tradutor na sala de aula, aquando da leccionação de disciplinas de carácter mais teórico.

     Da organização, há a salientar a excelente hospitalidade e o empenho para que todos os participantes se sentissem confortáveis e bem-vindos, mostrando um pouco da beleza e história da cidade anfitriã bem como das tradições chinesas (gastronomia, música e dança).

Voltar