VISITA A TESSALÓNICA – GRÉCIA

15-05-2011 18:04

Intercâmbio de Professores e Encarregados de Educação

  

  Entre os dias 5 e 10 de Maio, uma professora do Departamento de Línguas da Escola N.º 2 de Avelar, o Presidente da Associação de Pais e Encarregados de Educação das Escolas de Avelar e Chão de Couce e seis outros encarregados de educação e tiveram a oportunidade de participar na reunião de trabalho em Tessalónica, Grécia, no âmbito do projecto “Immersion of immigrant families into everyday school life”, integrado no Programa Sectorial Grundtvig – Programa de Aprendizagem ao Longo da Vida. Posteriormente, o grupo integrou um representante do município de Ansião, também ele encarregado de educação e membro da referida Associação de Pais.

    Estas actividades abrangeram várias vertentes: formação dos pais e dos 

alunos através da realização de palestras sobre temas variados, incremento das actividades de parceria entre pais e filhos, actividades de convívio e contacto com professores e encarregados de educação de outras nacionalidades (intercâmbios).

    Da reunião há a salientar o trabalho de qualidade desenvolvido, pelo grupo português, ao longo do período de implementação do projecto e a imagem de seriedade, trabalho, empenhamento e dedicação pelos quais se tem pautado a actuação da Associação de Pais, bem como a excelente relação com os professores dos diversos Departamentos Curriculares, que continua a ser apontada como exemplo para todos, uma vez que esta prática não é comum entre pais e professores

 de outros países, nomeadamente da Finlândia. 

    A visita à 61st Primary School of Thessaloniki demonstrou o quanto as escolas do nosso agrupamento se encontram bem apetrechadas quer doponto de vista material quer do ponto de vista humano. A escola em causa, não dispõe de refeitório, bar para os alunos ou pessoal auxiliar para os trabalhos de limpeza do espaço escolar, sendo que o equipamento informático é, também, pouco significativo. Refira-se que, para além da falta de condições físicas e humanas, a escola é constituída por uma população escolar maioritariamente emigrante (60%). No entanto, as boas relações humanas e a hospitalidade não estão dependentes de boas condições sócio-económicas pelo que a recepção, quer por parte dos alunos quer por parte dos professores, foi bastante amistosa. 

    Da organização, há a salientar a excelente hospitalidade e o empenho para que todos os participantes se sentissem confortáveis e bem-vindos, mostrando um pouco da história da cidade anfitriã bem como das tradições gregas (gastronomia, música e dança). 

    Na relação com os diferentes parceiros destacou-se a consolidação das relações cordiais que se estabeleceram desde a reunião preparatória para apresentação do projecto, os quais nos consideram parceiros responsáveis e trabalhadores.

A professora responsável, Lídia Nunes

 
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