Visita ao Museu da RTP em Lisboa: prémio "Turma + Fixe 2016/2017"

22-09-2017 10:05

    Foi no passado dia 8 de setembro que a Associação de Pais dos Alunos das Escolas de Avelar e Chão de Couce APEE-AV-CC concretizou o prémio da "Turma + Fixe 2016/2017", que atribui anualmente a duas turmas da Escola N.º 2 de Avelar, uma do segundo e outra do terceiro ciclo. As turmas que se distinguiram “mais pela positiva” nas atitudes e comportamentos no ano letivo 16/17 foram a turma do 5.º E (DT Prof.ª Madalena Silva) e a do 9.º E (DT Prof. Mário Marinho) e, deste modo, todos os alunos foram convidados a participar. Assim, rumámos a Lisboa ao Museu da RTP, mas também visitámos as atuais instalações da Rádio e da Televisão públicas.

    Em Portugal, as primeiras emissões regulares de rádio iniciaram-se em 1935 e as de televisão em 1957. Vimos os aparelhos antigos de rádio e televisão e fizemos uma gravação vídeo, usando a técnica de efeito visual chamada “Chroma key”, que consiste em colocar uma imagem sobre uma outra através do anulamento de uma cor padrão, como por exemplo o verde ou o azul. 

    E continuámos a nossa visita pelas instalações da RTP, onde existe tecnologia muito avançada. Uma das paragens foi numa enorme sala, um “estúdio modelar”, que se pode transformar em vários estúdios rodando sobre si próprio, depois de se adicionar fundos virtuais. Aqui fomos recebidos pelo jornalista Ricardo Pinto que nos mostrou como se faz um noticiário usando o teleponto.

    Já na Rádio, depois de passarmos por um estúdio onde se produzem genéricos áudio para os programas de rádio, estivemos no estúdio onde se produz a “Manhã RDP Internacional” com a jornalista Salomé Andrade, que nos explicou a importância da RDP internacional que é sintonizada por portugueses emigrantes por esse mundo fora, até numa plataforma petrolífera ao largo do Iraque! Durante a visita a este estúdio comemorámos um golo da equipa portuguesa de Hóquei em Patins contra a Argentina, jogo do Mundial desta modalidade, e a jornalista Salomé Andrade explicou-nos que as notícias de desporto e a música portuguesas são os conteúdos mais procurados por quem está longe de Portugal.

    Esta foi uma visita que correu muito bem! Fomos muito bem recebidos, e todos estiveram bem nos espaços que se visitaram. O prémio "Turma + Fixe” é um prémio que incentiva as turmas a serem “Fixes” e todos os alunos sabem bem o que isto significa!

    Mais fotografias no website do Clube de Fotografia (https://clubefotografia.webnode.pt) em: https://tinyurl.co m/yc545b82

O professor Mário Marinho (DT do 9.º E, 16/17)

Voltar