Visita de estudo a Coimbra aos museus da Ciência, da Física e aos HUC :: Ciências Físico-Químicas e Naturais

11-05-2012 10:58

    A nossa visita (turmas dos 9.º D e E), que decorreu no dia 24 de abril, começou no Museu da Ciência que se localiza no Laboratorio Chimico, mandado construir no séc. XVIII pelo Marquês de Pombal. Aqui começámos por assistir à sessão de “Ciência ao vivo” com experiências espetaculares. A monitora que as demonstrava e nos acompanhava era dinâmica e fazia com que nem por um segundo desviássemos a atenção daquilo que se estava a passar. Aqui pudemos observar diversas experiências:

- uma lata a perder volume quando cheia de água quente e posta num recipiente com água fria;

-uma tromba de elefante que parecia mesmo uma pasta de dentes;

- uma em que, aparentemente, a água tinha desaparecido, mas na realidade tinha sido absorvida por um composto químico existente nas fraldas e que é um poderoso absorvente de água.

    Noutra experiência, um aluno emprestou uma nota de cinco euros que foi molhada. Depois, com um fósforo, pegou-lhe fogo, mas a nota não ardeu, apenas ficou desinfetada (o que ardeu, explicou a monitora, foi o álcool, pois a nota estava protegida pela água).

    Noutra demonstração experimental, usou-se azoto líquido onde a temperatura era muito baixa (próximo de -200 º C), tendo-se vertido azoto para uma “caixa de rolo fotográfico” que rapidamente se tapou. Passado pouco tempo, a tampa saltou para longe, devido ao aumento de volume do azoto e consequente aumento da pressão no interior da caixa de rolo fotográfico.

    Também, no mesmo local, visitámos a exposição permanente “Segredos da luz e da matéria”. Uma exposição que combina o contato com os objetos, que ilustra a história da ciência, em Coimbra e em Portugal, com a exploração dos conteúdos, através de experiências interativas e de suportes multimédia, na qual pudemos observar a interação da luz com a matéria. Fizemos, também, muitas experiências como, por exemplo, uma relacionada com a intensidade e deslocação da luz e ainda observámos os vários tipos de cores vistos em diferentes animais (borboletas). Uma coisa é certa, na visita a esta exposição ficámos a saber que a luz está presente na vida de todas as pessoas, em quase todas as nossas atividades do dia-a-dia!

    Por fim, fomos visitar o Museu da Física, onde observámos uma das mais fascinantes coleções de instrumentos científicos do séc. XVIII, relacionados com o tema das descobertas na ciência. Um dos assuntos mais representado nesses instrumentos é a eletricidade e o eletromagnetismo. Observámos também uma balança que não estava equilibrada, pois tinha um braço maior que o outro. Outros instrumentos que nos foram apresentados pela monitora estão relacionados com as leis de Isaac Newton.

    Esta visita foi muito interessante e educativa, onde aprendemos e nos divertimos ao mesmo tempo!

Outras fotografias desta visita:

(Exposição Imaginary; Matemática e Natureza)

(Exposição "Segredos da Luz e da Matéria)

- Museu da Física

    Texto coletivo organizado na disciplina de CFQ com as turmas do 9.º ano (9ºD: n.º 6, Beatriz Gonçalves; n.º 8, Daniela Castro; n.º 11, Inês Dias; n.º 22, Soraia Subtil; 9ºE: n.º 2, Ana Fernandes; n.º 3, Ana Afonso; n.º 17, Rui Santos; n.º 20, Vanda Rodrigues; n.º 22, Carlos Pimentel)

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Visita de estudo aos Hospitais da Universidade de Coimbra e Museu da Ciência (Organização do texto na disciplina de Ciências Naturais)
 
    No dia vinte e quatro de abril, partimos da escola, eram nove da manhã, com destino a Coimbra.
    No âmbito das disciplinas de ciências naturais (em articulação com o projeto de educação para a saúde e educação sexual), e de ciências físico-químicas, visitámos o serviço de sangue e medicina transfusional do centro hospitalar da universidade de Coimbra (CHUC) e o museu da ciência.
    Esta visita permitiu-nos relembrar alguns conhecimentos e conhecer um pouco mais sobre o sangue, que é um órgão em estado líquido, constituído por glóbulos vermelhos, glóbulos, brancos, plaquetas e plasma.
    Nos laboratórios, a Dr.ª Ana explicou-nos o processo de separação dos componentes do sangue por centrifugação e também o seu armazenamento, excetuando os glóbulos brancos. Os glóbulos brancos não transfusionados, pois reconheceriam o corpo como estranho, atacando-o.
    Os glóbulos vermelhos são armazenados no frio entre 35 a 45 dias, as plaquetas à temperatura ambiente, até ao máximo de cinco dias, e o plasma é conservado no congelador.
    Nas transfusões de sangue, o dador tem de ser compatível com o recetor, pois se existir aglutinação o recetor pode morrer.
    O sangue é um elemento insubstituível que não se pode fabricar. Vimos dadores de sangue. Estes são heróis que salvam vidas. Ser dador é dar esperança de vida a outras pessoas. A doação é uma atitude de cidadania e de responsabilidade social.
    Almoçámos no jardim botânico, onde pudemos admirar a beleza da diversidade de plantas lá existentes.
    No museu da ciência assistimos à exposição “Imaginary – Matemática e natureza”, em que a matemática aparece nas diversas formas da natureza: búzios com formas e tamanhos diferentes, minerais…
    Foi um dia interessante e enriquecedor, onde houve convívio, diversão e onde revemos e aprendemos assuntos muito importantes.
    
Alunos dos 9.º D e 9.º E (Ciências Naturais)

 

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