Visita de Estudo a Mafra- Dia 11 de Março

18-04-2013 15:23

    No dia 11 de março, a nossa visita à Tapada de Mafra consistiu num passeio pedestre na mata, acompanhados de um guia que nos sensibilizou para a preservação da floresta.

    Na Tapada aprendemos os nomes de algumas árvores, umas de folha caduca (ex.freixos), outras de folha persistente (ex.sobreiros) e outras ainda de folha semi-persistente ou semi-caduca (ex. carvalhos), algumas com mais de cem anos. Gostei de aprender como se contam os anos das árvores, como se plantam, como se podem defender do fogo, que as árvores resinosas (ex.pinheiro) ardem com mais facilidade que as folhosas (ex.sobreiro) e que a cortiça protege o sobreiro quer do fogo quer dos insetos. Vimos também musgos em locais mais húmidos, líquenes (associação simbiótica entre uma alga e um fungo) que vivem em locais não poluídos e arbustos como a urze, o tojo, o carrasco, o trovisco, a murta e a aroeira.

    As árvores transformam o dióxido de carbono em oxigénio purificando o ar, dão-nos matérias-primas e profissões (vigia, guarda-florestal, cortiçador, apicultor, lenhadores, sapadores, entre outras).

    Os animais eram muito bonitos e engraçados. Encontrámos também uma pegada de javali.

    Aprendemos que não devemos poluir, devemos tratar bem os animais e a floresta, mantendo-a cuidada e limpa.

    A visita foi muito interessante e divertida numa paisagem magnífica, com quedas de água, com sons magníficos do vento a agitar as árvores, das águas, do chilrear dos pássaros. Aprendemos muito.

    Depois do almoço na Tapada, fomos visitar o Palácio Nacional de Mafra guiados pelo cicerone franciscano Frei António de São José, interpretado pelo Gabriel do 6.º D. Visitámos os aposentos reais e ficámos a conhecer melhor a vida da família real. Vimos a enfermaria, a cozinha da enfermaria, os quartos dos doentes, a sala do trono com a enorme coroa, a sala de caça, a sala de música, a sala de jogos, a sala das invasões francesas, o quarto dos monges, o berçário, o quarto das aias, as maravilhosas pinturas nas paredes e salas com tetos redondos e a majestosa biblioteca com uma magnífica decoração e com morcegos embalsamados. Das janelas do Palácio, avistámos um jardim muito bonito. Também gostámos de visitar a igreja que era muito rica e grande, com seis órgãos de tubos, que pelo seu restauro, recebeu o Prémio Europa Nostra. Ficámos assim encantados com as dimensões, quantidade, riqueza e património das salas do Palácio.

Foi um dia fantástico!

Alunos do 6.sº D/E/F (CN e HGP)

Voltar