Visita de Estudo (7ºD e E) ao exploratório em Coimbra

14-04-2013 14:31

    No dia 4 de abril, as turmas do 7.º D e E, no âmbito da disciplina de Física e Química, participaram numa visita de estudo ao Exploratório Infante D. Henrique, em Coimbra. No Exploratório existiam várias atividades para experimentar e também um planetário a visitar.

    No Exploratório, havia logo na entrada uma informação que dizia: "proibido não mexer"! Por isso, foram muitas as experiências que realizámos de assuntos relacionados com a Química e a Física, mas também da Biologia e da Medicina. Foram tantas as coisas que nos chamaram à atenção e que nos entusiasmaram que se nos perguntassem o que mais gostámos na visita poderíamos dizer, foi… tudo!

    Para nos apresentar as experiências, havia uma monitora que nos guiou pelo espaço e era mesmo “cinco estrelas”, explicando tudo muito bem explicado. Mas vamos agora falar sobre algumas coisas que fizemos e que adorámos. Em primeiro lugar, gostámos muito de pedalar numa bicicleta que estava ligada a umas luzes que se acendiam ao ritmo das nossas pedaladas. Depois conseguimos ligar um relógio, usando duas laranjas e dois metais, mas também fomos basquetebolistas usando um tubo muito largo que deitava ar e que controlava uma bola para encestar.

    Porém houve mais duas experiências de que mais gostámos mais: uma foi tentar seguir uma trajetória curvilínea marcada no chão com um capacete que tinha uns óculos especiais em que se via tudo muito mal, desfocado…, ou seja, é mais ou menos aquilo que um bêbedo vê; a outra está relacionada com o batimento do coração. Era um aparelho que tinha um “coração” que se encontrava dentro de um tubo que transmitia o batimento do nosso coração. Alguns alunos tinham o batimento mais rápido do que outros porque estavam nervosos e depois reparámos que se corrêssemos ou nos agitássemos um pouco, o nosso batimento cardíaco aumentava.

    De seguida, fomos visitar o planetário, para assistir à sessão chamada "O caminho das estrelas". Aqui ficámos sentados a olhar para o teto do planetário e uma máquina projetava pontinhos de luz que representavam as estrelas e constelações como Orion e Cão Maior. Explicaram-nos que, para observar as estrelas que não o nosso Sol, é preciso estar tudo escuro. Por este motivo, é que vemos apenas uma estrela durante o dia, o nosso maravilhoso Sol que nos ilumina e que ofusca todas as outras estrelas.

    Esta foi uma visita de estudo de que gostámos muito porque realizámos várias atividades divertidas e enriquecedoras para a nossa aprendizagem.

No final da visita ao Exploratório, houve uma parte livre onde pudemos explorar tudo sozinhos. Mas não tivemos tempo para mais. Tirámos uma fotografia do grupo e regressámos a casa.

Texto coletivo dos alunos do 7ºD (Ana Carolina Santos, n.º 1; Ana Medeiros, n.º 2; Daniela Fernandes, n.º 5; Inês Abreu, n.º 9; Inês Brás, n.º 10; Patrícia Henriques, n.º 14; Renato Freire, n.º 16, Susana Costa, n.º 18 e Ana Rosa, n.º 19) e 7ºE (André Forte, n.º 3; Francisco Ferreira, n.º 6; Ivo Alves, n.º 7; José Alves, n.º 8; Liliana Santos, n.º 9; Micaela Simões, n.º 10; Rodolfo Santos, n.º 13; Rodrigo Ferreira, n.º 16; Ruben Gomes, n.º 17; Rute Medeiros, n.º 18 e Sara Tavares, n.º 19)

 

Voltar