Visita de Estudo ao Museu Calouste Gulbenkian e Museu da Eletricidade

07-06-2012 10:14

    No dia 13 de março, realizou-se uma visita de estudo no âmbito das disciplinas de Educação Tecnológica, Educação Visual, Ciências Físico-Químicas e Educação Moral e Religiosa Católica, com os alunos das turmas D, E e F do 8.º ano de escolaridade, ao Museu Calouste Gulbenkian e ao Museu da Eletricidade, com o objetivo de ilustrar, consolidar e aprofundar diversos conteúdos abordados nestas disciplinas.

    No Museu da Fundação Calouste Gulbenkian, os alunos tiveram oportunidade de ver diferentes manifestações artísticas (pintura, escultura, joalharia, entre outras), com principal incidência para a pintura retratista que abarca vários séculos, logo diferentes estilos e diferentes técnicas, sempre acompanhados por uma guia.

    No Museu da Eletricidade, os alunos começaram por assistir a uma sessão de ciência ao vivo consistindo em demonstrações experimentais e respetivas explicações teóricas. De seguida, o grupo observou e ouviu as explicações sobre o funcionamento de todo o conjunto de equipamentos, que faziam parte da instalação da antiga unidade de produção de energia elétrica. Depois de visitar todo o circuito da produção, tiveram ainda a oportunidade de realizar algumas experiências e jogos didáticos relacionados com a energia elétrica.

    Durante todo o percurso, os alunos demonstraram bastante interesse e participaram ativamente, levantando questões e respondendo a outras associadas aos conteúdos programáticos. Os alunos consideraram o balanço final muito bom, pela interatividade e aplicação prática com as matérias estudadas, tendo sido compridos todos os objetivos.

 

O grupo dinamizador

Voltar