Visita de estudo ao Museu da Ciência (5 de abril)

09-04-2013 19:26

    No dia 5 de Abril de 2013, as turmas do 9º D e E foram visitar o Museu da Ciência, instalado 

no “Laboratorio Chimico” da Universidade de Coimbra. No início da visita, o grupo foi dividido em dois, onde um foi para a exposição permanente “Os segredos da luz e da matéria” e outro foi para “O gabinete de física”. No fim, juntaram-se os dois grupos para a “Ciência ao vivo”.

    Na exposição “Segredos da luz e da matéria”, que nos foi apresentada através de atividades lúdicas, pudemos ver e realizar um conjunto de experiências, observar fenómenos correntes no dia-a-dia, percebendo a importância da luz e as suas propriedades. O que mais gostei aqui de ver foi um globo que ia apresentando os diferentes planetas do Sistema Solar e que nos demonstrava as características de cada um.

    No “Gabinete de Física”, vimos uma exposição de instrumentos científicos antigos mas muito bem conservados, dos séculos XVIII e XIX, incluindo os utilizados nas aulas práticas de Física experimental dessa época e que são bem representativos do desenvolvimento da Física Experimental no nosso país. Conseguimos ver também que os instrumentos usados nas experiências de Física evoluíram muito desde esse tempo até aos nossos dias.

    Já reunidos na sessão de “Ciência ao Vivo”, a investigadora que realizava as experiências fez várias atividades experimentais. Mas foram duas as experiências que mais me chamaram à atenção. Uma que tinha azoto líquido num contentor, a uma temperatura próxima de -200º C, e onde a monitora ao deitar água a ferver lá para dentro formou-se uma “nuvem” literalmente, ou seja, como se fosse um dia em que está bastante nevoeiro. A outra curiosidade que mais me surpreendeu foi a experiência da “desinfeção” de uma nota. O Rodrigo Veríssimo participou na experiência em que molhavam a nota com um líquido. Depois incendiavam a nota, que, para surpresa de todos, não ardeu. A investigadora explicou que a nota tinha sido molhada primeiro com água que a protegeu do calor gerado pela combustão do álcool.

    Foi uma visita de estudo divertida e uma “aula diferente de Física e Química”.

  •  

 

Texto coletivo dos alunos do 9ºE (Ana Neves, nº1; Ana Silva, nº2; Gustavo Cerejeira, nº10; João Santos, nº13 e Tânia Dias, nº21) e 9º D (Ana Cruz, nº3; Cindy Lourenço, nº 7; Diana Xavier, nº 9; Filipa Faria, nº12; Filipa Vaz, nº13 e Mónica Lopes, nº16)

 

 

Voltar