Visita de Estudo ao Parque Biológico de Miranda do Corvo, ao Parque Eólico de Vila Nova e Ruínas e Museu de Conímbriga

18-04-2013 15:00

    No dia 6 de março, nós, alunos do 5º ano, visitámos o parque biológico da Serra da Lousã. No parque, vimos uma grande diversidade de animais (mamíferos, aves, peixes e anfíbios), encontrámos animais selvagens e animais domésticos, desde: porquinhos grandes e pequeninos, muito simpáticos; cabras meiguinhas; ovelhas muito queridas; patos muito tagarelas; galos refilões. Além destes, observámos cavalos enormes; lontras a nadar; lamas muito engraçados; um lince com um pelo muito giro e movimentando-se para frente e para trás, entre muitos e muitos outros que conhecemos.

    No parque, perdemo-nos num labirinto com uma grande diversidade de árvores de fruto. Vimos ainda uma bomba de água manual, uma nora, um sarilho, um moinho.

    Tivemos também oportunidade de visitar o museu da tanoaria, oficinas de artesanato (olaria, cestaria, tapeçaria…) loja de artesanato e também o centro hípico.

    O parque é muito grande e bonito. Não sabíamos que existia um parque assim interessante e tão próximo!

    De seguida, visitámos o parque eólico onde vimos torres eólicas dos aerogeradores e descobrimos como elas funcionam. A energia eólica é a energia que provém do vento. O Parque Eólico de Vila Nova, no concelho de Miranda do Corvo, situa-se a uma altitude média de 900 metros na serra da Lousã. Tivemos oportunidade de expor as nossas dúvidas sobre a energia eólica e sobre os aerogeradores. Entrámos no observatório onde aprendemos que o parque tem 13 aerogeradores e cada um mede cerca de 80 metros de altura. A vista do topo da montanha é maravilhosa.

    Em Conímbriga, visitámos as ruinas, o museu, e tivemos uma visita guiada pelo nosso professor de HGP.O museu monográfico de Conímbriga foi fundado em 1962, é público e muito interessante. A ev

idência arqueológica revela-nos que Conímbriga foi habitada pelo menos entre o século IX a.c. e os séculos XII e XII da nossa era.

    Gostámos muito da viagem que foi muito divertida e enriquecedora.

 

Alunos dos 5.º A/B/C (CN; HGP e ET)

Voltar