Visita de Estudo ao Quake e ao Oceanário de Lisboa - 22 de abril
01-05-2025 15:12No passado dia 22 de abril, as turmas do 8.º ano do Agrupamento participaram numa visita de estudo ao museu Quake e ao Oceanário, visita cuja vertente didática engloba aprendizagens essenciais das disciplinas de Ciências Naturais, Físico-Química, História, Português e Cidadania e Desenvolvimento.
No museu Quake, os alunos experienciaram uma viagem no tempo sobre o terramoto de Lisboa de 1755, num percurso com dez salas e várias sessões, simulador do terramoto e muitos pontos informativos e interativos, sendo possível perceber como funcionam a crosta terrestre, as placas tectónicas, como se propagam as ondas sísmicas, como são desencadeados tsunamis, o que fazer e não fazer em caso de um sismo, conhecer sismos marcantes no mundo. No museu, passearam por ruas de Lisboa para observar o ambiente e a construção da época, perceber como era o dia a dia dos mercadores, comerciantes, o que aconteceu pós terramoto, bem como o número de vítimas e casas destruídas, e acompanhar o processo de reorganização e reconstrução de Lisboa.
No Oceanário, participaram no Atelier “Grau a Grau, Aventura em Ebulição” e numa visita guiada ao aquário para conhecer melhor o oceano, habitats marinhos e os seus habitantes, estimulando uma cidadania ambiental mais ativa. Participaram num jogo interativo bem real para evitar que a temperatura do planeta e do oceano continue a subir, «Sim, sei tudo sobre as alterações climáticas!», e reconhecer que o oceano é o principal responsável por regular o clima na Terra. O clima, o efeito de estufa e as energias renováveis foram a casa de partida neste jogo, onde todos nadaram contra o aumento da temperatura do planeta.
A opinião dos alunos:
……………………… 8º D…………………..
No "Museu Quake" revi e adquiri novos conhecimentos, através de atividades interativas e de áudios, sobre os sismos e outros fenómenos naturais relacionados como falhas e tsunamis. Também observei os acontecimentos do terramoto de 1755 em Lisboa, através de uma narrativa criativa e simples. Neste contexto vi e analisei os incêndios, o tsunami e o terramoto em si. No meu ponto de vista foi interessante e divertido realizar esta atividade.
Alexandre Craveiro, n.º 1, 8.º D
Gostei muito desta visita de estudo e aprendi que um Geólogo é uma profissão que estuda os sismos. O terramoto de Lisboa em 1755 causou muitas mortes porque ainda houve um incêndio porque as velas usadas nas habitações caíram, e depois ainda houve um tsunami, com ondas de 5 metros.
Diogo Antunes, n.º 5, 8.º D; Guilherme Coelho, n.º 9, 8.º D
Gostei daqueles rádios que diziam coisas do terremoto; com esta visita eu aprendi o que são ondas sísmicas e o que não devemos fazer quando há um terremoto.
Diogo Rodrigues, n.º 6, 8.º D
A parte mais interessante do Quake foi aprender sobre o terramoto de Lisboa em 1755 e como o sismógrafo ajuda a detetar tremores de terra. Também vimos como as velas e a má iluminação naquela época ajudaram no incêndio depois do terramoto. Descobrimos também que houve um tsunami com ondas enormes que atingiu Lisboa após o terramoto.
Laura Peres, n.º 11, 8.º D
Gostei mais da parte que sentimos o terramoto. Fomos assistir à recriação da missa do dia 1 de novembro de 1755 e durante esta missa foi como se estivesse a sentir um terramoto mesmo.
Raquel Nunes, n.º 14, 8.ºD; Valentim Francisco, n.º 20, 8.ºD
Gostei de aprender sobre como se propagam as ondas sísmicas e as diferentes formas de propagação. Aprendi mais sobre o que fazer antes, durante e depois de um sismo.
Tomás Bebiano, n.º 19, 8.º D
No oceanário fui alertado para a importância de proteger o ambiente e o nosso planeta, que no momento não se encontra "saudável", fui sensibilizado para obter hábitos sustentáveis e ecológicos para proteger a biodiversidade. Também compreendi os riscos associados às emissões de dióxido de carbono como o aquecimento global e as alterações climáticas que afetam a biodiversidade marinha. Vi e aprendi sobre as características dos animais marinhos, entre os quais encontram-se os peixes, tubarões, anémonas, entre muitos outros.
Alexandre Craveiro, n.º 1, 8.º D
Gostei do ateliê no oceanário “grau a grau” e de ver os habitats dos animais aquáticos.
Gonçalo Madruga, n.º 8, 8.º D
No oceanário ficámos a saber mais sobre o aquecimento global enquanto jogávamos o jogo "grau a grau" e também sobre as espécies de peixes e aves marinhas. Ficámos a saber que os profissionais que estudam o mar são chamados de biólogos marinhos.
Guilherme Coelho, n.º 9, 8.º D; Laura Peres, 11, 8.º D; Simão Pais, n.º 17, 8.º D
Na minha opinião esta visita de estudo contribuiu para enriquecer os conhecimentos dos alunos sobre a vida marinha e o aquecimento global.
Luís Índio, n.º 13, 8.º D
Eu gostei de ver o tipo de peixes e animais marinhos dentro do aquário central. Mas a parte que eu mais gostei foi ver as lontras, por estarem a dormir a maior parte do tempo.
Raquel Nunes, n.º 14, 8.º D
No oceanário de Lisboa vimos muitos peixes que nunca tinha visto.
Simão Martins, n.º 15, 8.º D
……………………… 8ºE…………………..
Gostei muito da visita de estudo a Lisboa. De manhã no museu do Quake aprendi mais sobre como foi a tragédia que aconteceu na nossa Lisboa no dia 1 de novembro de 1755. Da parte da tarde fomos ao Oceanário e aprendi mais sobre as várias espécies que lá podíamos ver. Havia espécies muito diferentes mas também muito bonitas. Foi um dia divertido pois pudemos conviver uns com os outros e aprender e conhecer coisas novas.
Alice Rodrigues, n.º 2, 8.º E
Gostei muito da visita de estudo pois consegui aprender várias coisas apesar de já ter visitado os dois locais mas mesmo assim gostei de visitar de novo com os meus colegas porque é sempre mais divertido
António Zuzarte, n.º 3 , 8.º E
Gostei da visita de estudo no passado dia 22/04/2025. Tive a oportunidade de conhecer dois locais incríveis: o museu do Quake e o oceanário de Lisboa. Na parte da manhã visitamos o museu do Quake, onde consegui sentir os tremores, as ondas sísmicas e sentir o que aconteceu no terramoto de 1755 na nossa grande capital. No almoço, comemos num jardim muito bonito e aconchegado. Já na parte da tarde fomos ao oceanário, onde fiquei maravilhada com a grande diversidade de espécies, como se alimentam e como vivem. Concluindo, foi uma visita de estudo bastante enriquecedora, divertida e cheia de aprendizagens novas.
Diana Faustino, n.º 5, 8.º E
Gostei imenso da visita a Lisboa. No Quake aprendi muito sobre sismos/terramotos, havia bastantes interações e informações sobre os mesmos. No Oceanário aprendi sobre a vida marinha, aumento da temperatura global e as suas consequências para a vida marinha. Gostei bastante da parte do quizz.
Diogo Matos, n.º 6, 8.º E
Considero a visita de estudo a Lisboa interessante. No Quake conseguimos perceber com mais rigor como terá ocorrido o sismo de Lisboa em 1755. No Oceanário participámos num pequeno jogo sobre alterações climáticas onde adquiri mais conhecimentos a respeito dessa matéria e fiquei a conhecer melhor sobre algumas espécies marinhas.
João Simões, n.º 9, 8.º E
Gostei muito da visita de estudo pois aprendemos muito mais sobre uma parte histórica muito importante de Portugal, vivemos a simulação do dia do terramoto e ouvimos as diversas histórias. No oceanário aprendemos mais sobre espécies de peixes e também aprendemos que as espécies de papagaios do mar põem ovos com uma forma mais invulgar e que os prendem às rochas com as fezes e urina, que formam uma pasta que os protege de predadores e de quedas. Gostei muito do dia!
Maria Tavares, n.º 12, 8.º E
Gostei muito de ir a Lisboa, aprendi muita coisa nova e outras coisas já tinha estudado na sala de aula.
Martim Charrua, n.º 13, 8.º E
Gostei da visita a Lisboa porque foi formativa e divertida.
Vitor Rodrigues, n.º 19, 8.º E
Os professores organizadores, Mário Marinho e Madalena Ferreira
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