Visita de Estudo do 5.º ano ao Mosteiro da Batalha, aos dinossauros e a um parque eólico

18-04-2013 15:43

    No dia 14 de março, os alunos do 5.º ano da Escola Básica n.º 2 de Avelar realizaram uma visita de estudo ao Mosteiro da Batalha, ao CIBA (centro de interpretação da Batalha), ao Monumento Natural das Pegadas de Dinossauros situado no Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros e ao Parque Eólico de Pias Longas.

    No Mosteiro de Santa Maria da Vitória mais conhecido por Mosteiro da Batalha, mandado construir por D. João I como agradecimento à Virgem Maria pela Vitória na Batalha de Aljubarrota, visitámos a igreja e a capela do fundador, onde se encontram os túmulos de D. João I de Portugal, de sua esposa D. Filipa de Lencastre e de seus filhos. É um espaço cheio de significado histórico e artístico.

    No CIBA os formadores explicaram-nos como foi a batalha de Aljubarrota e assistimos a um filme sobre a mesma, de forma quase real! Visitámos uma exposição onde estão ossos, armas e outros dados arqueológicos e tivemos ainda oportunidade de tocar em réplicas de armas utilizadas na batalha.

    Depois de almoço partimos para a visita às pegadas de Dinossauros, onde o formador nos levou até ao “Jardim Jurássico” para conhecermos a vegetação que existia no tempo dos Dinossauros e nos explicou como foram descobertas as pegadas e quem as descobriu (o espeleólogo João Carvalho). Naquele local funcionou uma pedreira - Pedreira do Galinha - onde existe então um importante registo fóssil do período Jurássico com as pegadas, numa laje calcária. Nesta laje, onde as pegadas se conservam ao longo de 175 milhões de anos, podem observar-se cerca de 20 trilhos de saurópodes. O estudo dessas pegadas é muito importante para conhecer os seus hábitos de vida. (como se deslocavam, a que velocidade e se em grupo ou sós). No final, assistimos ainda a um filme sobre os dinossauros e como deixaram as suas marcas.

    No Parque Eólico um técnico mostrou-nos alguns filmes sobre energias renováveis e aerogeradores e como chega a energia às nossas casas. Vestimos um colete e um capacete e entrámos numa torre.

    A nossa visita de estudo foi muito interessante e divertida!

    Alunos dos 5.ºs D/E (no âmbito das disciplinas de CN, ET e HGP)

Fotogaleria - Mosteiro da Batalha, CIBA, Jardim Jurássico e parque eólico de Pias Longas

Voltar