Workshop de Fotografia - “a Câmara Pinhole” - com o fotógrafo António Costa Pinto

18-03-2019 17:16

    No dia 11 de março, realizou-se, na Escola n.º 2 de Avelar, um Workshop de Fotografia, tendo sido convidado o fotógrafo profissional António Costa Pinto. O objetivo do workshop prático foi a apresentação da técnica da "Câmara fotográfica Pinhole". Tudo começou pela preparação de uma lata metálica cilíndrica que foi pintada com spray preto no seu interior, de modo a garantir a existência de uma “câmara escura”. Foi também feito um furo muito pequeno tipo agulha “pin hole”, o qual funciona como obturador da máquina, ou seja, para deixar entrar a luz durante o tempo pretendido. Depois, já dentro do laboratório fotográfico, a lata foi aberta e com luz de segurança vermelha foi colocado o papel fotográfico e de novo fechada.

    Tenham em atenção que esta técnica de tirar fotografias não necessita de lente! Os raios luminosos irão entrar pelo buraco feito e irão impressionar o papel fotográfico no seu interior, registando a imagem. Numa tarde de sol com algumas nuvens, fizemos uma caminhada até ao centro de Avelar, cada um com a sua “máquina fotográfica pinhole” para tirar fotografias. Foi muito divertido observar a reação de todos, quando se colocava a “máquina” bem estabilizada para durante sete, oito ou dez segundos, se tirar a fita cola, abrindo o obturador para deixar entrar luz que vai impressionar o papel fotossensível!

    No regresso à Escola, já no laboratório fotográfico, a lata foi aberta e o papel foi revelado: revelador, banho de paragem fixador; lavagem… obtenção do negativo… e aqui a surpresa de todos foi ver aparecer as fotografias! Depois, passou-se o negativo para positivo, lavou-se, secou-se e obteve-se a fotografia. Não poderemos pensar que a fotografia obtida tem uma qualidade superior. Este nunca foi o objetivo! Contudo, é bom não nos esquecer que esta técnica permite realizar fotografia sem nenhuma tecnologia atual. Sem um meio ótico, ou seja, uma lente. Só luz, papel fotossensível e reagentes químicos para revelar a fotografia.

    Desde já o nosso muito obrigado ao nosso convidado – António Costa Pinto -, uma pessoa muitíssimo experiente, e que nos mostrou como a fotografia é fascinante e, neste tempo repleto de tecnologia, nos surpreende.

 

Clube de Fotografia

Professor Mário Júlio Marinho

 

Voltar