Alunos do Agrupamento de Escolas de Ansião estiveram em (Paris de) França

22-03-2015 15:25

    Entre os dias 14 e 20 de março, alunos do 3.º ciclo do AEA participaram numa visita de estudo a França, acompanhados por cinco professoras do Departamento de Línguas.

    Alguns alunos do 7.º, 8.º e 9.º ano de escolaridade da Escola Básica n.º 2 de Avelar e da Escola Básica e Secundária Dr. Pascoal José de Mello (Ansião) deslocaram-se às cidades de Paris e de Poitiers, para visitar lugares turísticos e tomarem contacto com a língua francesa em contexto do quotidiano.

    Em Paris, o grupo de 53 alunos visitou a Catedral de Notre-Dame, a Torre Eiffel, o Museu do Louvre, o Museu d’Orsay, o Arco do Triunfo, na Avenida dos Campos Elísios, o Grande Arco de La Défense, jantou no Hard Rock Café e percorreu os espaços de Montmartre, onde fica a Basílica do Sacré Coeur e a famosa Place du Tertre. Disfrutou, ainda, de um (belíssimo) passeio noturno num bateau-mouche sobre o rio Sena. Também passou um dia no espaço da Disneylândia, nos arredores de Paris, e viveu um dia de intenso divertimento no parque de diversões do Futuroscope, localizado em Poitiers, os quais terminaram com dois fantásticos espetáculos noturnos.

    A viagem de estudo foi organizada pelas professoras de Francês, Clara Pimenta, Odília Oliveira, Natércia Gaspar, Eunice Oliveira e Olga Azenha e incluiu, também, passagem por outras zonas turísticas, tais como o Castelo de Chambord e a Catedral de Chartres.

    As docentes de Francês orientaram a visita guiada, fornecendo aos alunos informações sobre os pontos turísticos objeto de visita, e apoiaram as situações de comunicação dos mesmos em língua francesa no contexto das suas interações quotidianas, como pedir as refeições, ler indicações e avisos, entre outras.

    Os objetivos da visita propunham-se fornecer aos alunos o contacto com a cultura e a civilização francesas, motivá-los para a aprendizagem do francês como língua estrangeira, assim como desenvolver as competências de comunicação dos mesmos em contexto real e promover as relações interpessoais. Os objetivos foram plenamente cumpridos, sendo o balanço da visita altamente positivo, tanto para professores como para os alunos.

 

As docentes dinamizadoras

Voltar