Clube de Fotografia - 15 anos

21-10-2013 09:06

Clube de Fotografia, 15 anos  

    O Clube de Fotografia faz este ano letivo 15 anos de atividade contínua, desde o ano letivo 1997/98. Década e meia a incentivar nos alunos o gosto pela arte fotográfica e a fazer a divulgação de atividades escolares.

    Tudo começou com a fotografia analógica. O rolo e a revelação a preto e branco no laboratório da escola foram as nossas primeiras atividades. Mas a fotografia digital evoluiu muito e, no início da primeira década do nosso século, iniciámos os trabalhos com as primeiras máquinas digitais e começámos a armazenar as fotografias em CD´s. Depois, passámos a fazer a publicação online através de fotogalerias no website do jornal escolar Palavrinhas. Em 2006, depois da escola ter concorrido e ganho um projeto de “produção de conteúdos”, adquiriu-se uma máquina digital que tem sido, até hoje, a nossa “guerreira”, aquela que faz maravilhas em todas as situações e condições de luz!

     Há cerca de três anos criou-se um website do Clube de Fotografia, o nosso atual espaço na internet (http//clubefotografia.webnode.pt), e graças ao serviço na “Cloud” da dropbox, podem-se consultar os CD´s que estão também disponíveis para consulta na biblioteca da Escola n.º 2 de Avelar. Nestes últimos três anos, usámos o software Picasa para editar as fotografias e fazer a sua publicação, tarefa que é sempre acompanhada de uma pequena descrição de como se tiraram as fotografias, quais foram as técnicas ou as dificuldades sentidas. No arquivo fotográfico presente no nosso site, encontram-se 15 anos de registos, os quais podem ser pesquisáveis por palavra-chave para um rápido acesso.

    Durante estes anos, temos vindo a diversificar os temas fotografados. A flora da região, de uma riqueza e diversidade fenomenais, tem sido alvo de muitas sessões fotográficas, realizadas em saídas de campo. As orquídeas selvagens são lindíssimas, tendo resultado num póster de grandes dimensões que se encontra afixado na biblioteca da escola n.º 2 de Avelar e que apela a todos o sentido de “conhecerem e preservarem” a flora da região de Sicó.

     As atividades desportivas e as visitas de estudo, assim como as variadíssimas exposições que se tem realizado na escola, são outros assuntos que têm merecido a nossa atenção. Muitas fotografias são depois partilhadas com a Biblioteca Escolar e o jornal Palavrinhas em papel e online, numa colaboração natural para o Clube de Fotografia.

    Temos realizado também muita experimentação fotográfica, pois esta atividade cativa especialmente os participantes do Clube. Querem ver um exemplo? E que tal pintar com a luz? Sim, pois a fotografia, por muito evoluída que seja a máquina, com milhões de megapixéis, quem tem o dedo no disparador, tem sempre que saber uma boa dose de técnica fotográfica, terá sempre por isso a palavra final! Vejam este smiley desenhado com a luz de uma lanterna: não está divertido?

    Durante este ano letivo vamos também colaborar com a direção do agrupamento na elaboração do anuário do agrupamento, uma atividade que requer a tirada fotográfica, edição e organização de muitas fotografias, tarefas que o clube tem vindo a fazer nesta década e meia de atividades.

    Neste último ano letivo, bem como no atual, somos parceiros no projeto “Plantas que Cheiram e que Curam”, dinamizado pela Associação de Pais de Avelar e Chão de Couce. Com esta parceria, adquiriu-se material fotográfico importante para registar as atividades do projeto - lente Macro, tripé e flash anelar-, bem como também para o Clube de fotografia. De realçar neste projeto que o Clube, para além das fotografias tiradas e que podem ser vistas no website do projeto- https://paiscomciencia.webnode.pt , irá colaborar na elaboração de um “book” sobre as plantas aromáticas e medicinais da região de Sicó.

    E para comemorar estes 15 anos de atividades vamos dinamizar duas atividades diferentes. Por isso, em colaboração com a Associação de Pais de Avelar e Chão de Couce, vamos ter um concurso fotográfico em que o 1.º prémio é uma máquina digital compacta. Faremos o convite a todos os pais e encarregados de educação e também aos antigos alunos que são entusiastas pela fotografia ou mesmo profissionais para dinamizarem uma sessão de fotografia na escola n.º 2 de Avelar, mostrando um pouco dos seus trabalhos, mas acima de tudo como "fazem" esses trabalhos em termos fotográficos. 

    Acima de tudo, como tem sido desde o início, porque de outra forma não vale a pena, o Clube de Fotografia tem sido movido pela “paixão pela fotografia”. Assim, a todos os participantes do Clube, venham, participem, sejam criativos. Verão que gostarão cada vez mais desta arte com pouco mais de… 150 anos.

Mário Marinho (coordenador do Clube de Fotografia)

-------------------------------------------------------------------------------

E agora, alguns testemunhos:

  • Texto coletivo dos alunos participantes do Clube de Fotografia:

No Clube de Fotografia aprendemos a tirar melhores fotografias, a conhecer a história da nossa escola, através de atividades que fotografamos. É um espaço de partilha de ideias e convívio entre os colegas. Adorámos as fotografias do movimento, da água colorida ou das atividades relacionadas com o “pintar com a luz”.

E que venham mais 15 anos!

Alexandre Lopes, 9.ºD, Leonor Rego, 6.º D, Carolina Jorge, 6.º D, Rúben Calado, 6.º D, Guilherme Mendes, 5.º C; Márcia Paños, 9.º E, e Adriano Serra 9.º D

-------------------------------------------------------------------------------

  • Testemunhos de professores:

 

“É com muita alegria e satisfação que dou os Parabéns ao meu colega Mário Marinho pelos 15 anos do Clube de Fotografia!

As nossas escolas não estariam tão coloridas se não fosse este Clube que muito tem contribuído para eternizar momentos muito importantes das vidas dos nossos alunos e para "pintar com luz" muitas "telas" de enorme beleza!

Resta-me desejar que o Clube de Fotografia continue ativo por muitos anos!”

Professora Isabel Serra

"Do simples acompanhamento de atividades, à divulgação da orquídea, símbolo das terras de Sicó, passando pelo experimentalismo fotográfico, pulsam 15 anos de dinamismo e de amor desinteressado ao ensino.

Obrigado e parabéns!"

Professor José António Abreu

"Ao longo da sua existência, o clube de fotografia tem vindo a contribuir para a educação da sensibilidade para observar as coisas simples e belas que nos rodeiam, fomentando o gosto pela arte de captar momentos únicos e fugazes, através da objetiva de uma câmara fotográfica."

Professora Lídia Nunes

“Ao longo desta quinzena de anos o Clube de Fotografia teve o privilégio e a sensatez de perpetuar muitas memórias, fixando instantes que, hoje, nos dão conforto e fazem sentido!”

 

Professora Margarida Meneses

A frase “uma imagem vale mais do que mil palavras” é o que me ocorre de imediato quando vejo todo o trabalho que o clube de fotografia desenvolveu ao longo destes 15 anos de existência. As galerias fotográficas disponíveis contam-nos a história da nossa escola e de todos os que por lá passaram durante este período. Por outro lado, para os que fizeram parte do clube, ou que com ele colaboraram, como é o meu caso, fez-nos ter um olhar diferente sobre tudo o que nos rodeia. Durante o último ano letivo, o projeto “Plantas que cheiram e que curam” da APEE-AV-CC, permitiu-nos descobrir o fascínio da fotografia científica. Esperamos, pois, que o clube continue durante muitos mais anos sempre em busca de novos desafios.

A presidente da APEE-AV-CC

Eng.ª Manuela Marques

    A nossa ligação ao mundo depende daquilo a que chamamos sentidos sendo, na nossa espécie, a visão a forma privilegiada de nos ligarmos ao que nos rodeia.  Apesar disso uma grande parte do que vemos, em cada instante, é um milagre cerebral de memórias e deduções da pequena parte da realidade efetivamente  captada pelos nossos olhos. Desta forma, cada fotografia é um instantâneo onde congelamos a luz da nossa perceção, física e emocional, da realidade. Parabéns ao Clube de Fotografia pelos quinze anos de memórias de luz! Clic!

Professor Ricardo Pimentel

Voltar