Comemoração do Dia da Europa e apelou à Paz na Europa e no Mundo!

23-05-2023 16:25

     No dia 9 de maio, os alunos do Programa Escola Embaixadora do Parlamento Europeu (PEEPE), do Clube Europeu, da disciplina de Geografia de 7.º ano e Biblioteca Escolar, deram início a uma semana que pretende comemorar o Dia da Europa, os valores Europeus, e democráticos e apelar à Paz na Europa e no Mundo.

    Dia 9 de maio de 1950, pelas 16h00, Robert Schuman, o então ministro dos Negócios Estrangeiros de França, apresentou, em Paris, uma proposta com as bases fundadoras do que é hoje a União Europeia (UE). Esta proposta, conhecida como "Declaração Schuman", baseada numa ideia originalmente lançada por Jean Monnet, destacava os valores de paz, solidariedade, desenvolvimento económico e social, equilíbrio ambiental e regional e incluía a criação de uma instituição europeia supranacional incumbida de gerir as matérias-primas que, nessa altura, constituíam a base do poderio militar: o carvão e o aço.

    Por se considerar que esse dia foi o marco inicial da UE, os Chefes de Estado e de Governo, na Cimeira de Milão de 1985, decidiram consagrar o dia 9 de maio como "Dia da Europa".

    O grande momento da Escola Básica e Secundária Dr. Pascoal José de Mello decorreu no dia 10 de maio, no intervalo da manhã, com uma aula gigante de geografia sobre Europa e a UE.

    Vinte e sete alunos de 7.º ano desfilaram com cartazes alusivos a cada um dos países da UE, num desfile que foi apresentado pelos alunos do PEEPE e emoldurado pelo Hino da Alegria, e duas canções interpretadas por embaixadores juniores e técnica de teatro da escola.

    Nesta cerimónia foi destacado o papel da UE na manutenção da Paz no mundo, pois em 2012 foi galardoada com o Prémio Nobel da Paz.

    A UE ganhou o Nobel da Paz pelo seu contributo para a paz e a reconciliação, a democracia e os direitos humanos, anunciou o Comité Nobel na altura. «A união e os seus precursores têm contribuído, há mais de seis décadas, para o avanço da paz e da reconciliação, da democracia e dos direitos humanos na Europa».

    Num grito final os alunos, jovens ativistas pela democracia, disseram em coro: “É urgente acabar com a guerra!"

    Durante toda a semana foram dinamizadas diversas atividades que pretenderam assinalar a Europa e os seus valores, a resiliência, a cultura e, mais importante do que tudo, os seus cidadãos. De destacar também quatro grandes murais sobre as seguintes temáticas: a Guerra na Ucrânia; a Paz no Mundo; as eleições para o Parlamento Europeu; a União Europeia e o Jovens. As turmas foram desafiadas a deixar o seu contributo, o que aconteceu dando assim a voz aos nossos alunos!

    A encerrar a semana da Europa os alunos d

e 2.º Ciclo e os docentes de educação musical, Susana Fonseca e Luís Chora, com acompanhamento instrumental de alunos da Escola Embaixadora do Parlamento Europeu e dos docentes Licínio Maurício e Humberto Ferreira, deliciaram-nos com o Hino da Alegria, ou Ode à Alegria. Este tem por base um poema escrito por Friedrich Schiller, em 1785, e tocado no quarto movimento da 9.ª sinfonia de Ludwig van Beethoven.

    Na Escola Básica n.º 2 de Avelar, tendo por referência a premissa do Conselho da Europa - «A democracia como a única forma de garantir a todos a possibilidade de viver numa sociedade pacífica, próspera e livre», os alunos do Clube Europeu desenvolveram a atividade “Jovens Ativistas pela Democracia”. Começaram por pesquisar e debater sobre “democracia, instituições e cidadania europeias e que importância é que os jovens dão a estes temas” e depois construíram um puzzle gigante com os países da União Europeia que constituiu a base geográfica da exposição dos monumentos, instituições e símbolos emblemáticos dos países da UE, construídos em 3D, pelos alunos do 7.º ano, na disciplina de Geografia.

    A União Europeia continua a afirmar-se, cada vez mais, como um projeto de paz, valores e focada no bem-estar dos cidadãos.

    É urgente acabar com a guerra!

As professoras Isabel Serra e Ana Isabel Jegundo

 

Voltar