Dia do Diploma 2017 - AEA

22-09-2017 09:49

    No dia 15 de setembro, pelas 19h, realizou-se, na sala polivalente da escola sede do Agrupamento de Escolas de Ansião (AEA), o Dia do Diploma.

    Nesta cerimónia simbólica, procedeu-se à entrega de diplomas aos alunos que, no ano letivo transato, concluíram o ensino secundário, valorizando-se a dedicação e o desempenho escolar. Assim, foram entregues quatro prémios pecuniários aos alunos que concluíram os cursos com as melhores médias finais, três dos cursos de Científico-Humanísticos e um do Ensino Profissional, bem como as menções honrosas aos alunos finalistas distinguidos nos quadros de mérito académico, mérito por qualidades humanas e cívicas e mérito desportivo.

    Para esta cerimónia, foram convidados não apenas os alunos, mas também os familiares, professores e restantes funcionários do AEA. Estiveram ainda presentes várias entidades parceiras do agrupamento, nomeadamente a autarquia, representada pelo Sr. Presidente e Srs. Vereadores. A cerimónia teve início com um breve filme, alusivo ao momento, cuja edição foi da responsabilidade de alunos do 3.º ano do curso Técnico de Multimédia.

    Depois de um forte momento musical oferecido pela aluna do 12.º C, Bárbara Pina, foi dada a palavra à Sr.ª Diretora do Agrupamento, Dr.ª Ermelinda Mendes que se dirigiu ao grupo de alunos finalistas, último grupo de alunos do séc. XX, valorizando o seu percurso de 12 anos de escola e dirigiu-lhes palavras de incentivo para novos e continuados sucessos nos percursos de vida que cada um irá iniciar. A Diretora referiu a importância de todos os agentes educativos que participaram na formação destes jovens, pais e encarregados de educação, professores e assistentes operacionais, entidades parceiras, proferindo palavras de agradecimento a cada um destes grupos. Por último, dirigindo-se ao Sr. Presidente da Câmara, agradeceu a parceria colaborativa da Câmara Municipal que mais uma vez ajudou a valorizar este evento, disponibilizando o montante de 500 €, para que o AEA possa distinguir anualmente os melhores alunos.

    Seguiu-se uma intervenção do Sr. Presidente do Conselho Geral, Dr. Rui Rosa, que recordou, com alguma emoção, estar perante um grupo de rostos que perduram na sua memória de professor, mas com uma idade mais tenra, a idade do 2.º ciclo, sendo para si uma satisfação este dia que só a alma de um professor pode sentir. Destacou as potencialidades deste AEA e, referindo-se ao trabalho do Conselho Geral, destacou o facto de um dos seus elementos ser o Sr. Presidente da Câmara que sempre fez questão de ser ele próprio o representante do assento da Câmara naquele órgão diretivo.

    Seguiram-se os momentos de entrega dos diplomas de conclusão e as menções honrosas de mérito que foram intercalados com momentos musicais na voz da aluna Alexandra Ramalho, acompanhada ao piano por João Pereira e à guitarra por Pedro Ferreira, todos do 12.º ano.

    Os diplomas foram entregues pelos respetivos Diretores de Turma, em representação de todos os professores que lhes semearam conhecimento e formação durante 12 anos, que agora irá germinar noutros ciclos de vida.

    Antes do último momento da noite, a atribuição dos quatro prémios pecuniários, foi solicitada a intervenção do Sr. Presidente da Câmara, Dr. Rui Rocha. No seu discurso, felicitou todos os finalistas e seus familiares, transmitiu-lhes palavras de esperança e alguns conselhos relativos à postura de trabalho e de empreendedorismo que os jovens devem ter para que possam, também eles, dignificar, potenciar e contribuir para o progresso deste concelho e com a dignidade do seu trabalho transportar para outros lugares o bom nome destas terras de Ansião. Referindo-se ao facto de estar a viver os últimos dias do seu mandato, salientou a cordial e boa relação de trabalho que estabeleceu com o AEA e, em particular, com a sua Diretora, Dr.ª Ermelinda Mendes.

    Neste Dia do Diploma, foram premiados os seguintes alunos: Bárbara França, por ter concluído o Curso Profissional de Técnico Auxiliar de Saúde com a classificação final de 16,9 valores; nos Cursos Científico-Humanísticos foram atribuídos dois segundos lugares ex aequo - Alexandre Ferreira Lopes, do curso de Ciências e Tecnologias, e João Fernandes do curso de Línguas e Humanidades, com uma classificação final de 18,1 valores. O 1.º prémio foi para a aluna Carolina Domingues, que concluiu o curso de Ciências Sócio-Económicas com uma classificação final de 18,8 valores. Três destes alunos estão já a prosseguir estudos em Engenharia Informática, em Aveiro, em Direito, e Economia, na Universidade Nova de Lisboa.

    A cerimónia terminou com um Porto de Honra, um agradável momento de confraternização entre todos os presentes. O AEA felicita todos os alunos finalistas e espera que tenham muitos momentos felizes nos seus percursos de vida não esquecendo, como lhes foi lembrado que:

Aprender é a única coisa de que a mente nunca se cansa, nunca tem medo e nunca se arrepende.”, Leonardo da Vinci

Paula Simões Cotrim

Voltar