eTwinning – projetos da Escola Dr. Pascoal José de Mello 2020/2021

18-07-2021 18:48

    

No ano letivo 2020/2021 a nossa escola participou em dois projetos, tendo sido uma das escolas fundadoras.

    O projeto “Conta foi, mostra como é!”, que decorreu de fevereiro a junho, desenvolvido pelas turmas do 10.º Ano (A, B, C, D) de Português, teve como escola parceira: IES de Rodeira, Galiza.

    O projeto consistiu num intercâmbio entre as escolas de Ansião e de Rodeira através da divulgação de atividades culturais e do património de Portugal e da Galiza. Pretendeu-se que os alunos pesquisassem e divulgassem eventos/tradições que mostrem as semelhanças/diferenças das manifestações culturais e linguísticas dos seus países/regiões.

    Este projeto pretendeu sensibilizar os estudantes e o pessoal educativo para a importância da diversidade cultural e linguística; desenvolver as competências na língua (português e o galego); desenvolver as competências TIC; cooperar e realizar projetos em trabalho de equipa; sensibilizar os alunos para as semelhanças entre os dois países/regiões.

    Participaram neste projeto oitenta alunos, tendo os trabalhos sido publicados numa conta Instagram criada para o projeto.

    A título de exemplo, mostram-se três posts.

    A avaliação foi positiva e é vontade dos dinamizadores continuar com este projeto, melhorando-o. Transcreve-se um texto do parceiro da escola da Rodeira:

    “Nós gostaríamos de continuar com este projeto, no mesmo formato (com o instagram), mas perfecionando a organização e agendamento com o alunado. Mesmo chegamos a valorar inicialmente os colegas do Erasmus a possibilidade de abrir uma cadeira de língua portuguesa para o ano 2022-2023 ou algum tipo de projeto Erasmus com mobilidade de alunos.

    Na nossa página Erasmus foi referenciada a atividade: https://erasmus.iesrodeira.gal.”

    O segundo projeto, “Culottées, Destemidas, Valerosas, Brazen”, decorreu de fevereiro a junho, desenvolvido pela turma C do 7.º ano, e teve como escolas parceiras: Escola Secundária Infanta Dona Maria; I.C. R. Guarini Mirabella Eclano e Scuola Secondaria di I grado "G. A. Rocco" di Afragola, de Itália; Liceul Teoretic Ion Luca Caragiale, Orhei, da República da Moldávia, e Agrupamento de Escolas Sá de Miranda de Braga.

    O projeto consistiu na divulgação de retratos de mulheres que se destacaram e que marcaram a sua época, a partir da obra Culottées, de Pénélope Bagieu. Pretendeu-se também que os alunos pesquisassem e divulgassem retratos de outras mulheres notáveis, localmente, nos seus países/regiões.

    Os alunos elaboraram cartazes em Genial-ly, publicados no twinspace no dia 8 de março, para comemorar o Dia Internacional da Mulher e divulgar e homenagear as mulheres.

    A título de exemplo, divulgam-se dois cartazes dos quarenta e dois publicados: https://wakelet.com/wake/o6ReeMEVefVj2sG-aMz-D

    O trabalho final - biografias, cartazes e dramatizações- foi publicado no twinspace num livro digital plurilingue (Book Creator): https://read.bookcreator.com/mnrA1xkZE0eqoN4HnABjPgzRYv42/5RFWxbzuRf2GMLCh1koXlw

    A metodologia seguida foi a do trabalho de projeto, numa abordagem multidisciplinar, envolvendo as disciplinas de Português, Francês e Inglês.

    Os alunos (duzentos e três os envolvidos no projeto) estabeleceram contacto com os seus parceiros através de videoconferência, via Google Meet, e através da participação no fórum do Twinspace.

    Os alunos revelaram interesse, empenho e entusiasmo nas atividades desenvolvidas. Os projetos proporcionaram o desenvolvimento de competências linguísticas e digitais, o trabalho colaborativo, o contacto e a cooperação com jovens de outros contextos escolares e a abertura de mentalidades e de horizontes.

    Os projetos foram propícios à implementação de metodologias mais ativas e dinâmicas e a uma maior motivação para os alunos e professores envolvidos. A publicação dos trabalhos das várias etapas dos projetos, no twinspace, da plataforma colaborativa do eTwinning, permitiu ainda a visibilidade e destaque do trabalho desenvolvido.

    Na avaliação dos projetos (em Google forms), os alunos salientaram aspetos que apontam para um balanço francamente positivo.

 

As professoras dinamizadoras

Voltar