Laboratório Aberto

17-01-2017 18:39
“O olhar atento e os olhos esbugalhados dos alunos ao verem e a experienciarem as várias atividades experimentais, mostra que estiveram atentos, com interesse e motivados”

    Decorreu no dia onze de janeiro o Laboratório Aberto na Escola N.º2 de Avelar, dinamizado pelo grupo disciplinar de Físico-Química, evento integrado na Semana da Ciência e promovido pela Biblioteca Escolar. Destinado aos mais novos, alunos do 4.º ano e do 2.º Ciclo, pretendeu divulgar atividades experimentais utilizando muitos materiais de uso corrente e outros do laboratório da sala 14.

    E o que é que os alunos ouviam logo que entravam na sala? - Meninos, digam lá nomes de algumas “Ciências” que conheçam! As respostas foram poucas, mas a Física, a Química, a Biologia e a Matemática foram as que se iam ouvindo à medida que as turmas entravam no laboratório. Foi então explicado que o que iriam ver e experienciar pretendia mostrar que aquilo que irão aprender quando chegarem ao 7.º ano em Física e Química é muito importante na nossa vida e no futuro de cada um, no ensino básico e depois, nos ensinos secundário e universitário. Deram-se, entre outros, alguns exemplos práticos como o da conservação dos alimentos que fazem parte da nossa alimentação, a energia que utilizamos para nos aquecer, nos transportes e na indústria que produz muitos materiais de construção, mas também os carros, ou os computadores, os telemóveis ou a fibra ótica que nos traz informação de texto, som e vídeo até nossas casas.

    

    Logo de seguida, os alunos encontraram, nas várias estações laboratoriais, entre outras, a explicação da importância do atrito de rolamento (experiência da “invenção da roda”), como funciona um “submarino”, porque razão abrimos os braços, quando nos queremos equilibrar ao caminhar num muro (o “equilibrista”). À medida que percorriam as estações laboratoriais, apresentaram-se alguns conceitos físico-químicos como a impulsão, a pressão, as reações ácido-base e de precipitação, os indicadores ácido-base e a combustão dos metais.

    Em termos de avaliação da atividade “Laboratório Aberto”, observada pelas reações dos participantes, podemos dizer que foi muito positiva. O olhar atento e os olhos esbugalhados dos alunos ao verem e a experienciarem as várias atividades experimentais, mostram que estiveram atentos, com interesse e motivados, durante 15 a 20 minutos, tempo que durou a visita, o que é muito positivo! O comportamento, sem nenhuma chamada de atenção foi, também, exemplar!

 

Fotografias deste evento no website do Clube de Fotografia em: https://goo.gl/photos/isU8HLfPEBbrwGA28

 

O professor de FQ, Mário Marinho

Voltar