O Agrupamento de Escolas de Ansião marchou, mais uma vez, por altura dos Santos Populares!

23-06-2017 13:29

    Na noite de 14 de Junho, a escola sede do Agrupamento de Escolas de Ansião, Escola B/Sec. Dr. Pascoal José de Mello, encheu-se mais uma vez para festejar os Santos Populares, na festa apelidada de Santo António, uma já tradição do nosso agrupamento, dado que a realizamos há quatro anos consecutivos.

    A Festa teve vários momentos. Começou, ao fim da tarde, com o primeiro encontro de concertinas de alunos do AEA e continuou com o momento dedicado ao prazer degustativo, acompanhado musicalmente pelo organista Nuno Santos. O jantar foi servido pela Associação de Pais do Agrupamento de Escolas de Ansião, que incluiu a tradicional sardinha assada, acompanhada de um bom pão caseiro!

     Pelas 22h vimos chegado o momento alto da festa, a exibição de marchas populares. Numa lição noturna, quisemos ensinar a respeitar e a valorizar o património histórico local, contribuindo assim para a preservação futura de patrimónios e culturas da vida social do passado do nosso concelho.

    A primeira marcha foi protagonizada por alunos da EB1 de Ansião que marcharam ao som de uma marcha que foi uma reedição da “Marcha de S,.Pedro 2013” cuja letra é da autoria de Jorge Cancelinha e de Leonel Antunes e música de André Lopes..

     A segunda teve como marchantes, alunos dos 5º e 6º anos da EBSPJM. O tema marchado foi “O Nabão”  ao ritmo de uma alegre marcha composta pelo maestro António Simões, com letra da professora Margarida Almeida. As duas marchas foram acompanhadas musicalmente por alunos que são músicos da Sociedade Filarmónica Ansianense Santa Cecília e este ano também se juntaram a este grupo dois alunos músicos da Sociedade Filarmónica Avelarense. Todos os alunos e professores envolvidos foram aplaudidos, de forma muito gratificante, por alunos, docentes, assistentes operacionais, encarregados de educação e familiares que encheram os pátios da escola sede do AEA.

    A noite continuou animada pelo Nuno Santos ora marchando, ora rodopiando, ora valsando num alegre momento de convívio que juntou elementos desta comunidade educativa que se congratulam por partilharem não só momentos de trabalho, mas também de convivência saudável.

    O agrupamento voltará a marchar e ajudará a abrilhantar as Festas de S.Pedro desta vila, na noite de 1 de Julho, com as duas marchas acima referidas. E, mais uma vez, com esta lição, o agrupamento Ansião mostrou que: “aprender com alegria dá gosto e sabedoria!”

Paula Simões Cotrim 

 

22/junho/2017

Paula Simões Cotrim                                                                                                                       
22/junho/2017

 

Voltar